5 dicas para ser mais confiante em seu trabalho

5 dicas para ser mais confiante em seu trabalho

Aprenda como ser mais confiante em seu trabalho e alcance suas mestas e objetivos profissionas. Vamos conferir?!

Maneiras de ser mais confiante no trabalho

O dia a dia de um profissional normalmente é corrido, e tomar decisões rápidas é primordial em alguns casos.

Muitas vezes o maior desafio é ter que decidir sem ter a certeza absoluta, é normal ter dúvidas, mas muitas vezes o tempo não permite grandes planejamentos e esclarecimentos de todos os detalhes, por isso lidar com dúvidas de forma com que isso não atrapalhe o desempenho profissional é essencial.

Daniela Mello Ferreira, escritora, treinadora e master em coach comenta sobre o assunto e indica algumas atitudes que podem ajudar o profissional:

“Todos nós possuímos um questionador dentro de nós, ele nos desafia e nos ajuda encontrar caminhos e saídas, mas pode nos barrar e fazer com que se tornemos medrosos e arcaicos, uma vez que a inovação sempre será enxergada com dúvida e estranheza”, afirma.

Conheça então algumas dicas para você ser mais confiante e alcançar os seus objetivos em seu trabalho: 

1. Tenha foco

Saiba aonde se quer chegar, quando se é estimulado por resultados a compreensão do que deve ser feito é maior. Ter um foco significa que o caminho a ser percorrido já foi desenhado, feito isso, os desafios do dia a dia são superados com mais facilidade.

2. Seja apaixonado pelo que faz

Quando o profissional gosta do que faz, ele é mais convicto e a convicção é uma ótima estratégia para combater o nosso questionador. Enxergue em suas atividades algo que você goste isso pode estimular sua criatividade.

[formulario]

3. Enxergue além

O questionador age principalmente por meio das coisas que não conhecemos a fundo.  Ao tomar uma decisão o “e se” pode ser predominante quando não se conhece o caminho, por isso deve-se enxergar além,  ter visão de futuro ajuda a ter mais segurança.

4. Aprenda com os erros

Muitas vezes erros de percurso e situações delicadas como falta de dinheiro pode bloquear a criatividade e a segurança e dar mais força para dúvidas e questionamentos.  O erro é  consequência de alguém que tentou algo,  e é melhor tentar do que ser inerte.

Além disso,  erros indicam o que pode  ou não ser feito novamente, extraia do erro e de qualquer situação elementos que te faça crescer. Não deixe que a falta de dinheiro  lhe tire a vontade de criar e inovar falta de recursos não minimiza conhecimentos e capacidade.

5. Tenha autoconhecimento

Conhecer a si próprio e todas as suas  competências são as maiores e melhores armas para se lutar contra dúvidas e questionamentos. 

O autoconhecimento é uma característica fundamental a todos os profissionais, pois é o que permite uma pessoa utilizar e gerenciar suas qualidades da melhor e mais eficaz maneira.

Lembre-se que a capacidade de criar e inovar é muito importante e só se alcança excelência nestas competências com muita confiança e dedicação!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!