Saiba como praticar a empatia no ambiente de trabalho

empatia no trabalho

Muito se fala em praticar o ato de empatia no trabalho. Mas, você realmente sabe o que significa e qual a importância desse comportamento para sua carreira profissional e para o ambiente de trabalho?

Aprenda a seguir como ser mais empático com seus colegas de empresa, os benefícios de praticar essa ação e muito mais.

Vamos à leitura?!

O que é empatia?

Em termos de comportamento, a empatia pode ser definida como a capacidade de sentir o que uma outra pessoa sente, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Ou seja, ser empático é procurar experimentar, de forma objetiva e racional, o que os outros sentem, a fim de tentar compreender sentimentos e emoções – causando assim a ação de ajuda necessária. 

A empatia envolve três componentes: 

  1. Afetivo: baseia-se em compartilhar e compreender o estados emocionais de outros;
  2. Cognitivo: refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas;
  3. Reguladores de emoções: utilizar estratégias de enfrentamento e compreensão das emoções, pois saber lidar com elas de maneira adaptativa pode levar a redução da intensidade das mesmas e da sua exacerbação.

Além disso, ser uma pessoa empática pode mudar de forma expressiva a maneira com que você se relaciona com os demais indivíduos – especialmente no ambiente de trabalho. 

Entenda a seguir de que forma a empatia nos auxilia a crescer como profissionais e também a conquistar boas relações ao longo de nossa jornada. 

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Qual a importância da empatia no mercado de trabalho? 

Certo, mas quais os benefícios de se colocar no lugar do outro no mercado de trabalho?

Quando pensamos em saúde mental nas empresas, o bem-estar é o que deve vir em primeiro lugar para construir algo saudável e próspero.

Nesse cenário, a empatia pode trazer diversos benefícios, como:

  • Aumentar o engajamento e relações entre equipes;
  • Aumentar o nível de motivação profissional;
  • Promover o aprendizado da habilidade de trabalho em equipe;
  • Diminuir atritos e erros recorrentes;

Aprender como lidar com diferentes personalidades e suas ações em certas atividades pode ser benéfico não apenas para você, mas para todos aqueles que estão envolvidos em um único projeto. 

Como construir empatia no trabalho?

Como já dito, a empatia no trabalho é se colocar no lugar do outro e tentar resolver a situação da melhor maneira possível. Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo?!

Por conta disso, separamos algumas dicas para que você possa ser uma pessoa empática com o seu time. Conheça:

1. Seja mais flexível

A empatia no trabalho deve ser algo em conjunto e isso exige flexibilidade por parte de toda a equipe. Muitas vezes, o acesso ao trabalho pode ser difícil, devido a longas distâncias, desafios pessoais podem estar acontecendo na vida dos seus colegas,  entre outras dificuldades que membros da equipe possam estar enfrentando.

Entender esse cenário e as limitações de cada um, é também uma forma de ter empatia e se apresentar um diferencial como profissional – líderes empáticos fazem toda a diferença no dia a dia de um time.

Além disso, aprender a ser flexível pode contribuir para que todos tenham confiança e possam executar suas atividades de maneira proativa, pensando sempre no crescimento do negócio.

2. Aprenda a escutar

Um dos pontos-chave em praticar a empatia é saber escutar (isto é, estar aberto a entender o outro). Cada pessoa tem a sua maneira de lidar com as mudanças, porém prestar um apoio, estar disponível para ajudar, pode parecer simples, mas já é um grande auxílio.

Em um contexto de trabalho remoto, mais do que nunca, é necessário criar espaços para promover a interação entre as pessoas. Por exemplo, realizar reuniões abertas para que cada um possa falar poderá contribuir com a construção de um ambiente mais empático.

3. Aprenda a falar na hora certa

Mais do que saber ouvir, falar na hora certa é fundamental para ser empático com os colegas. 

Muitas vezes, pode haver problemas na troca de informações, então garantir formas de ter uma comunicação assertiva tende a auxiliar na tomada de decisão dentro desses cenários. 

O ideal é que você se manifeste apenas quando necessário ou desejado. Muitas vezes, expor a nossa opinião ou falar algo em um momento não oportuno pode atrapalhar aqueles que estão buscando ajuda. 

4. Pratique o autoconhecimento

Para que a empatia seja algo enriquecedor, é interessante que todos saibam quais são os seus limites..

Desse modo, para que você aprenda mais sobre o seu perfil profissional, é necessário exercer o autoconhecimento. Com ele, é possível descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos. 

Talvez você tenha aquela habilidade que tanto faz falta em seu colega e assim, podem trocar experiências e aprendizados durante o dia a dia do trabalho. 

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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