Como preencher o currículo da Catho

Se o currículo é o seu passaporte para uma entrevista de emprego e é na Catho que mais de 34 mil empresa têm suas vagas de emprego anunciadas, manter o seu currículo preenchido e atualizado no site é a fórmula de sucesso para ter mais chances de ser contratado.

E claro que não basta apenas preencher o currículo, é preciso elaborar um CV capaz de conquistar o recrutador e fazê-lo querer te convidar para a entrevista de emprego. Para te ajudar nisso, listamos 6 passos para você fazer bonito com seu currículo da Catho. Confira!

#1 Preencha seus Dados Pessoais

Lembre-se que sem os seus dados de contato, dificilmente uma empresa conseguirá falar com você, por isso, inclua dois telefones para contato, mesmo que um seja apenas para recados.

#2 Defina um Objetivo Profissional

O primeiro campo a preencher aqui é o Cargo de Interesse, que no currículo da Catho é o mesmo que Objetivo Profissional. Nele você deve incluir apenas o cargo e área que tem interesse em atuar, como no exemplo:

É importante destacar que você deve incluir apenas um cargo e área, sem utilizar barras ou vírgulas. A inteligência do site da Catho usa a informação colocada no cargo de interesse pra conectar o candidato às vagas compatíveis com seu perfil profissional, além disso, os recrutadores costumam buscar currículos no site usando o título da vaga que ele tem em aberto, então, se o seu cargo de interesse for similar ao que o recrutador busca, maiores as chances de ser visto pela empresa.

O segundo campo é a Área de Atuação. Aqui, você deve selecionar as 3 principais áreas em que você atua ou as mais relacionadas à sua atuação. Não se esqueça de preencher o campo Nível Hierárquico, selecionando as opções de acordo com a sua formação ou com o cargo que exerce.

Agora é a hora da sua pretensão salarial. Evite deixá-la a combinar, dessa forma, os recrutadores – e o próprio site – conseguem entender a sua aderência às vagas, não te eliminando de processos seletivos por falta de informações.

#3 Descreva e organize suas Experiências

Descreva as tarefas que você executava em cada um dos cargos e empresas que trabalhou, dando preferência para as atividades que tem relação com o seu objetivo profissional, dessa forma, você mantém seu currículo coerente e mostra ao recrutador suas experiências relevantes para aquilo que busca. Para facilitar a leitura, separe as atividades por tópicos. E para dar mais credibilidade, inclua números alcançados. Veja o exemplo:

Na hora de organizar suas experiências, você pode:

  • Organizar em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga, se todas as experiências colocadas no CV são compatíveis com seu objetivo e conversam entre si.
  • Colocar em ordem de relevância, se apenas uma ou duas das suas experiências estejam alinhadas ao seu objetivo. Nesse caso, não preencha o campo Datas de entrada e saída, apenas cite o tempo que permaneceu na empresa dentro do campo Atribuições e realizações neste cargo, antes de descrever as atividades.

#4 Conte qual sua Formação Acadêmica, Cursos e Especializações e Idiomas

No Campo Formação Acadêmica, preencha os campos e organize as formações da mais atual para a mais antiga e, se você tem Ensino Superior, não precisa incluir o Ensino Médio.

No campo Cursos e Especializações, também preencha os campos e organize as formações da mais atual para a mais antiga. O indicado é que inclua os cursos e certificações que tem relação com seu objetivo profissional.

Selecione também os idiomas que você tem conhecimento.

#5 Tem mais informações? 

Use o campo Informações Adicionais. Você pode incluir conhecimentos específicos/técnicos da sua área aqui, workshops, palestras e projetos acadêmicos. Lembre-se de separar tudo por tópicos para facilitar a leitura.

#6 Venda-se no Resumo do Currículo!

O último campo a ser preenchido é o Resumo do Currículo: a primeira descrição sobre você que o recrutador vê na hora que encontra ou recebe seu currículo. Fale sobre sua formação, principais experiências, conhecimentos e idiomas. Se você tem disponibilidade para mudança de cidade ou para viagens, esse é o campo onde você deve incluir essa informação. Não se esqueça de ser claro e objetivo. Veja um exemplo:

#7 DICA EXTRA: Use palavras-chave!

Muitos recrutadores buscam currículos usando palavras-chave relacionadas à área de atuação. A inteligência por trás do site, por sua vez, usa as informações contidas no currículo para sugerir vagas relevantes para o profissional. Por exemplo, na área financeira, quase sempre, é necessário que o profissional tenha conhecimentos no Excel, então, lembre-se de citar o termo “Excel” no seu currículo, seja dizendo que tem conhecimentos ou citando, nas experiências, que elaborava relatórios em Excel.

Ainda tem dúvidas?

  • Se você está há muito tempo fora do mercado de trabalho, não preencha os campos Datas de entrada e saída das suas experiências, apenas cite, antes das suas atividades, quanto tempo permaneceu naquele emprego, sem falar quando foi. Dessa forma, você deixa para contar essa informação somente na entrevista de emprego, mas não deixa de mostrar ao recrutador que você tem experiência profissional.
  • Não tem experiência profissional? Não tem problema, você pode não preencher os campos experiências, mas pode citar, no campo Informações Adicionais as suas habilidades, conhecimentos e projetos que desenvolveu no colégio, no trabalho voluntário, na sua comunidade, na universidade.

Agora que você já viu quais as melhores dicas para preencher seu currículo da Catho, que tal colocá-las em práticas?

Acesse a Catho, com login e senha, localize a opção Meus Currículos, no menu principal, clique em Gerenciar Meus Currículos e escolha o currículo que deseja preencher.

E se você ainda não é um assinante Catho, aproveite os 30 Dias Grátis para buscar emprego!

Atitudes inaceitáveis em uma entrevista de emprego

4 comportamentos que podem arruinar sua carreira

Como evitar novas falhas na busca de um emprego