Leandro Martins: economista e especialista em finanças

O ano de 2010 começa com grande otimismo para o mercado capital e de investimentos. A recuperação da economia no final do ano passado despertou novamente o interesse de empresas e investidores.

Leandro Martins, profissional especializado em finanças, fundos de investimento e em análise gráfica de ações, mostra, em entrevista para o Carreira & Sucesso, como o mercado se recupera nesse ano promissor e conta sobre sua breve, porém já brilhante, carreira.

O economista, com MBA em Economia e Finanças pela USP e pela FIPE, é autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar seu Dinheiro”, uma obra que visa facilitar e desmistificar o mundo das ações e investimentos para o brasileiro.

Boa leitura!

Em que momento de sua vida decidiu que o ramo financeiro e de ações seria seu futuro?

Desde de criança pensava em economizar para usufruir de bens melhores. Por exemplo, em vez de ir muito aos cinemas, preferia conseguir guardar a mesada até conseguir comprar um kart. Na minha adolescência, negociei com meu pai para estudar em colégio público, e com o dinheiro que sobrou referente às mensalidades, ganhei um carro esportivo que desejava ao completar 18 anos. Mas logo em seguida, com a mesma idade e no primeiro ano da faculdade de economia, meu pai faleceu, e tive que aprender sozinho a administrar o dinheiro de minha família. E tal fato até me ajudou no mesmo ano a conseguir um estágio extremamente concorrido, visto eu ter aprendido na prática conhecimentos sobre investimentos.

Como foi o processo de estabilização da carreira?

Procurei realizar os melhores estágios disponíveis, e logo após concluir a graduação, realizei MBA em finanças na USP e na FIPE. Finalizei com um Mestrado Internacional (Master) em Grenoble.

Atualmente, você possui dois portais voltados para finanças, ações e fundos de investimentos, além de ministrar cursos e palestras, e de ter um livro publicado. Como alcançou o patamar profissional em que está hoje?

Após ter trabalhando na Anbid (Associação dos Bancos de Investimentos), Banco Citibank e outras instituições, fui por um maior período sócio de consultoria de mercado de capitais, onde nossos clientes eram bancos, corretoras e administradoras de recursos, e descobri que precisava me dedicar mais ao investidor pessoa física. Com isso criei o www.seuconsultorfinanceiro.com.br para divulgar minhas palestras e cursos, que eu já ministrava.

Como você enxerga o comportamento das empresas perante o cenário econômico para 2010?

As empresas brasileiras continuam em sua recuperação, e as perspectivas realmente são ótimas. Já percebo o forte aquecimento de nossa economia com o planejamento e os preparativos para a Copa do Mundo e das Olimpíadas, que serão realizadas no país, como, por exemplo, em setores como o da Aviação e Construção Civil. Mas ainda nossa produtividade é muito inferior, se comparada ao restante do mundo. Uma das principais razões é que nossos funcionários não são totalmente focados, e uma das principais causas é que a grande maioria está endividada. Tenho feito muitas palestras em empresas sobre educação financeira, onde conseguimos reduzir o endividamento dos funcionários e constatamos um aumento significativo na produtividade.

Quais deverão ser as áreas com maior recuperação para 2010?

Destaco para 2010, além das áreas de aviação e construção civil, o setor de consumo e alimentos, o de energia, além do bancário.

Otimismo é obrigação no mercado financeiro?

Pelo contrário, o excesso de otimismo é prejudicial aos investimentos, principalmente no investimento em ações. É preciso o investidor ser extremamente realista e conseguir realizar um pequeno prejuízo, o chamado stop. Caso ele seja extremante otimista, achará que a ação que comprou caiu, mas irá voltar a subir, e isso poderá nunca mais acontecer, e ele poderá até perder todo o seu capital.

Qual é o seu principal conselho sobre investimentos?

Meu principal conselho sobre investimentos é sempre poupar, pois no médio e longo prazo será conquistada a independência financeira, para que se possa viver com o estilo que desejar. Um exemplo prático é guardar R$3,00 ao dia, praticamente o gasto de um fumante com seu cigarro. Em 60 anos ele acumularia, com taxa média de 1% ao mês, valor superior a R$11 milhões.

Quais os principais erros de um investidor iniciante?

Vejo que muitos esperam perder dinheiro ou perceber que poderiam ganhar maiores rentabilidades para depois procurar ler livros e participar de cursos. Também há muitos investidores que acreditam que gestores e operadores de corretoras possuem uma fórmula mágica, e colocam seu dinheiro em fundos ou em carteiras administradas, onde terão gestões falhas e algumas muito arriscadas. É preciso que todo trabalhador valorize suas horas trabalhadas, e se dedique a aprender a investir seu dinheiro, conquistado com tanto suor. Não consigo entender como os brasileiros que trabalham mais de 200 horas mensais, não queiram dedicar sequer uma hora para investir da melhor forma esse capital.

Quais são as melhores oportunidades de investimentos que se desenham no Brasil para 2010?

Realmente, com a intensa queda na taxa de juros que tivemos (taxa selic), os investimentos em renda fixa se tornaram uma péssima opção, seja fundo DI, RF, CDB ou mesmo no tesouro direto. Com isso a bolsa de valores ganhará popularidade, e realmente é onde há o maior potencial de retorno, seja em qualquer tipo de estratégia, de curto, médio ou longo prazo. Apenas é preciso conhecimento, como o da Análise Gráfica de Ações.

Você é autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro”. O mercado capital e os investimentos ainda são assuntos mistificados para o brasileiro em geral?

Com certeza o brasileiro ainda desconhece conceitos importantes de finanças e investimentos. Escrevi o livro justamente com o objetivo de ajudar nessa questão. E com ele qualquer pessoa que receber uma remuneração conseguirá aprender a investir, e quem já investe, poderá melhorar a qualidade de suas aplicações. Foi elaborado em uma linguagem acessível e didática, para quem quer aprender a economizar com disciplina e investir sem erros e de forma inteligente, e com isso alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Quais as novidades para esse novo ano?

Continuo em 2010 com palestras sobre finanças pessoais em empresas e faculdades, com negociação em editoras para lançar mais dois livros, além dos cursos para investimento em ações nas principais capitais brasileiras.

_______________________________________________________________________________

Leandro Martins oferece cursos ministrados em linguagem clara e completa, onde cada ferramenta gráfica é aplicada em operações reais. São formatados para turmas reduzidas, o que facilita a participação do aluno no transcorrer do curso. Confira os cursos e a agenda do Trader para 2010:

Intensivo Análise Gráfica: destinado ao público em geral, que deseja investir em ações, em qualquer horizonte de tempo, seja no curto (day trade), médio (swing-trade) ou longo prazo (position).

Day Trade: destinado a quem já possui conhecimento de análise gráfica ou para quem participou do Curso Intensivo de Análise Gráfica (Análise Técnica), e que pretende especular com a forte volatilidade diária da bolsa brasileira ou mesmo aumentar o conhecimento sobre o comportamento das ações.

Mês de Janeiro – dias 30 (Intensivo Análise Gráfica) e 31 (Day Trade), em Brasília

Mês de Fevereiro – dias 06 (Intensivo Análise Gráfica) e 07 (Day Trade), em Porto Alegre; 20 (Intensivo Análise Gráfica) e 21 (Day Trade), em Belo Horizonte; 22 (Intensivo Análise Gráfica), 23 (Intensivo Análise Gráfica), 24 (Day Trade) e 25 (Day Trade), em São Paulo; 27 (Intensivo Análise Gráfica) e 28 (Day Trade), em Florianópolis

Mês de Março – dias 06 (Intensivo Análise Gráfica) e 07 (Day Trade), em Campinas; 13 (Intensivo Análise Gráfica) e 14 (Day Trade), em Salvador; 20 (Intensivo Análise Gráfica) e 21 (Day Trade), em Ribeirão Preto; 27 (Intensivo Análise Gráfica) e 28 (Day Trade), em Fortaleza

Mês de Abril – dias 17 (Intensivo Análise Gráfica) e 18 (Day Trade), em Curitiba; 25 (Intensivo Análise Gráfica) e 26 (Day Trade), no Rio de Janeiro

Mês de Maio – dias 08 (Intensivo Análise Gráfica) e 09 (Day Trade), em Goiânia; 29 (Intensivo Análise Gráfica) e 30 (Day Trade), em Recife

Para mais informações sobre os cursos, acesse o site
www.seuconsultorfinanceiro.com.br

E-mail: leandro@seuconsultorfinanceiro.com.br

O uso de tatuagem e piercing na entrevista de emprego

Como falar sobre os pontos negativos em uma entrevista

Prepare-se para a entrevista de emprego se quiser ser contratado