Descubra tudo sobre como ser um comissário de bordo

uma mulher vestida de comissária de bordo parada na frente de uma mesa com uma prancheta

Viajar pelo mundo conhecendo várias culturas e lugares é uma experiência única. A carreira de comissário de bordo atrai os amantes de viagens.

Mas você sabe o que é preciso para estar em uma tripulação de voo? Vem com a gente e confira tudo sobre essa profissão!

O que precisa para ser um comissário de bordo?

Se você ama viagens do começo ao fim, essa pode ser a profissão certa! Para ser comissário de bordo é preciso de uma série de qualidades além desse apreço por viagens.

Vale ressaltar que não é necessária uma graduação, porém para ingressar no ramo é recomendado um modelo de currículo estruturado além de dos outros requisitos obrigatórios.

Características pessoais

  • Idade Mínima: você deve ter pelo menos 18 anos para se candidatar a uma posição de comissário de bordo;
  • Escolaridade Mínima: a maioria das companhias aéreas requer um diploma de ensino médio (ou equivalente) como requisito mínimo de escolaridade;
  • Estado de Saúde: você deve estar em boas condições de saúde e, geralmente, será solicitado a fazer exames médicos regulares para manter sua certificação.

As habilidades comportamentais também são analisadas em empresas aéreas. Por ser uma profissão que lida constantemente com o estresse e situações de pressão, é necessário um controle emocional, além de outras soft skills.

Formação base

Não é um requisito ter uma graduação específica, mas é necessário ensino médio completo e o curso de formação de comissário de bordo. A matrícula deve ser feita em uma escola reconhecida dentro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Dentro dos estudos, alguns temas importantes abordados são:

  • legislação a regulamentação de segurança na aeronave;
  • primeiros socorros;
  • sobrevivência no mar;
  • combate ao fogo;
  • análises meteorológicas.

Conhecimentos necessários

Além das matérias dentro do curso de comissário de bordo é preciso proficiência em determinadas línguas estrangeiras. Por mais que inicie apenas com voos nacionais, o inglês é frequentemente o idioma principal usado na aviação.

Em casos de viagens internacionais, é fundamental ter fluência em inglês e ter habilidade de comunicação para usar o idioma com pessoas de outra nacionalidade que também falam a língua.

Exames médicos da aeronáutica (CMA)

Os Exames Médicos da Aeronáutica, conhecidos como CMA, são procedimentos médicos necessários para quem deseja desempenhar funções relacionadas à aviação.

Esses exames têm como objetivo principal assegurar que os candidatos estejam em boas condições de saúde e bem-estar, a fim de garantir a segurança de todos a bordo das aeronaves.

Os exames médicos são divididos em diferentes classes, dependendo da função na aviação. Por exemplo, pilotos comerciais geralmente precisam de uma Classe 1, enquanto comissários de bordo podem requerer uma Classe 2 ou 3, de acordo com a regulamentação aplicável.

A maioria das certificações médicas na aviação requer renovação periódica. Isso garante que os profissionais continuem monitorando sua saúde e bem-estar ao longo de suas carreiras.

Prova da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é a autoridade reguladora da aviação civil no Brasil, responsável por regular e fiscalizar todas as atividades relacionadas à aviação civil no país.

Uma das áreas em que a ANAC desempenha um papel fundamental é a certificação e a regulamentação de profissionais da aviação, incluindo pilotos, comissários de bordo e mecânicos de aeronaves.

No final do processo, é feita uma última prova que consiste em 15 horas de voo como treinamento interno. Após isso é disponibilizado um Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Mas afinal, o que faz um comissário de bordo?

A função de um comissário de bordo é manter a tranquilidade, conforto e segurança principalmente dos passageiros. Porém, os cuidados se estendem por toda a tripulação. Essa missão abre parâmetro para várias atividades que devem ser exercidas como:

  • orientar as medidas de seguranças;
  • manter o controle sobre situações atípicas ou turbulências;
  • dar suporte para os passageiros;
  • administra os alimentos e utensílios disponíveis.

Basear essas funções em uma comunicação atenta as necessidades da tripulação faz parte da rotina de um comissário de bordo. Por isso, além de avaliar competências técnicas, o teste também visa garantir que o candidato tenha uma boa oratória.

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Quanto ganha um comissário de bordo?

A faixa salarial de um comissário de bordo é relativa. Inicialmente, o Sindicato Nacional dos Aeronautas tem como piso salarial em 2022 à 2023 uma média de R$2.436,16 mensal. Porém, nós da Catho calculamos uma média salarial de R$3.346,95.

Esses valores são para começo de carreira, há diversas bonificações com quantidades de voos e mudanças de valores conforme o mercado de trabalho. Um requisito para maior remuneração é a experiência do comissário.

O salário de um comissário de bordo internacional segue uma média salarial maior, podendo chegar a mais de R$8.000,00 mensais. Além disso, acompanham diversos tipos de bonificações que podem variar conforme a empresa aérea contratante.

Onde estão as primeiras oportunidades para ser comissário de bordo?

As primeiras oportunidades para se tornar um comissário de bordo geralmente estão disponíveis em empresas de aviação, como companhias aéreas. Para recrutamento, elas usam diversas plataformas de contratação, como a da Catho.

Então montar um bom currículo e mantê-lo atualizado pode garantir passos a frente dos concorrentes. Afinal, é importante notar que o processo de seleção para comissários de bordo envolve geralmente entrevistas e avaliações de habilidades interpessoais.

Está procurando por vagas de comissário de bordo? Aproveite para cadastrar seu currículo aqui no site da Catho e fique atento. Logo você pode ser convidado para uma primeira entrevista.

Agora que já conhece mais sobre o comissário de bordo, aproveite para compartilhar o texto com seus amigos e nos escrever o que achou. Até o próximo post!

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