Como ser corretor de imóveis: 7 dicas valiosas para sua carreira

como ser corretor de imóveis

A profissão é muito conhecida, mas, na prática, o que faz um corretor de imóveis? Ele negocia, oferece suporte e sabe tirar as principais dúvidas dos clientes, intermediando as transições imobiliárias de locação, compra e venda de terrenos, residenciais e mais.

Para atuar na área é necessário a formação em cursos específicos, além do registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Se deseja saber mais sobre a profissão do corretor de imóveis, continue a leitura!

Como ser corretor de imóveis?

A profissão do corretor de imóveis é regulamentada pela Lei 6.530/78, estipulando as qualificações profissionais, as atividades, o conselho responsável e mais. Entre as principais atividades desse especialista, estão a intermediação de compra, venda, permuta, locação de imóveis, entre outros.

Existem vagas de emprego para corretor de imoveis em diversas partes do Brasil, confira quais as qualificações necessárias.

1. Formação profissional

Para trabalhar como corretor de imóveis, é necessário o certificado ou diploma de cursos específicos e obter o registro do CRECI. Existem três tipos de formação para quem deseja investir na carreira imobiliária.

Curso técnico de transações imobiliárias (TTI)

O curso TTI é reconhecido pelo MEC e a duração pode variar entre seis meses até um ano. De maneira geral, podem ser realizados de forma presencial, online ou híbrida. A grade curricular do possui matérias relacionadas a matemática financeira, contratos, leis e outras informações relevantes.

Se está em dúvida sobre qual carreira seguir, saiba como escolher a profissão ideal para seu perfil. Além disso, converse com profissionais da área para saber sobre a rotina e as atividades principais. Além disso, não esqueça de acompanhar o mercado de trabalho.

Curso tecnólogo em negócios imobiliários

O curso tecnológico conta como uma graduação e oferece uma grade curricular mais completa, já que a duração é de dois a três anos. Entre os assuntos abordados estão análises de mercado, contratos, direito do consumidor, avaliação e perícia de imóveis, financiamento e mais.

Bacharelado em ciências imobiliárias

O bacharelado em ciências imobiliárias possui duração de quatro anos. A grade curricular é multidisciplinar e completa para que o profissional possa atuar em diversas áreas. Aborda assuntos como orientar, planejar, prestar assessoria a órgãos públicos e privados sobre urbanismo, construção imobiliária, gestão de imóveis e mais.

Se deseja ingressar na graduação, fazer estágio e ainda trabalhar, veja como tornar seu dia mais produtivo com a gestão de tempo.

2. Estágio supervisionado

O estágio serve para o estudante aprender mais sobre a profissão, sua rotina e exercer atividades mais simples, enquanto ainda não se formou no curso. Estudantes de TTI ou superior podem se inscrever no conselho do seu estado para poder estagiar.

Durante o processo, o aluno precisa acompanhar um profissional que será seu responsável técnico. Não podendo realizar nenhum tipo de intermediação imobiliária enquanto estagiário. Confira as 12 competências profissionais mais valorizadas em 2023 e aprenda como se desenvolver para sua carreira.

3. Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI)

O CRECI é a sigla do Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Ele é o órgão responsável por fornecer o registro profissional e de estágio. Além disso, fiscaliza a profissão e suas funções. Ter o registro é obrigatório para exercer a posição, sendo essa uma garantia de que o corretor está apto a trabalhar no mercado imobiliário.

Esse registro é válido em todo o território nacional. Para se registrar, basta solicitar um pedido de “inscrição para pessoa física”, o documento é emitido entre 30 e 60 dias. A profissão de corretor de imóveis é uma das que exigem um bom networking profissional, aprenda a utilizar as redes sociais para conhecer pessoas e manter bons relacionamentos.

4. Ramificações de carreira

Com os cursos técnicos, tecnólogos ou graduação e o registro no CRECI, o corretor de imóveis pode atuar em diversas atividades, como:

  • intermediar compra, venda, locação de imóveis novos ou usados, de forma independente ou por uma imobiliária;
  • checar os documentos do imóvel e do vendedor;
  • avaliação de imóveis;
  • oferecer financiamentos da Caixa Econômica Federal como correspondente;
  • abrir a sua própria imobiliária.

5. Diferenciais

O corretor de imóveis nem sempre possui salário fixo, sendo necessário um bom controle financeiro, além de conseguir seu espaço no mercado para atrair mais clientes todos os meses. Confira as principais habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, para crescer na carreira:

  • saber se comunicar de forma objetiva;
  • ser empático com as necessidades dos clientes;
  • ter paciência;
  • saber negociar;
  • ser resiliente;
  • ser proativo.

Além disso, conheça bem a legislação imobiliária, contratos, mercado imobiliário e diferentes linhas de crédito.

6. Salários e comissões

Segundo o site Glassdoor, o salário médio do corretor de imóveis é de R$8.710,00. Esse valor pode variar conforme a localização e a qualificação profissional de cada profissional. Além disso, a maioria é comissionada, geralmente recebendo uma porcentagem do valor do imóvel ou do aluguel.

Confira também: Está trabalhando fora? Veja dicas para diminuir seus gastos

7. Corretor de imóveis pode ser MEI?

O corretor de imóveis não pode ser MEI, mas pode abrir um CNPJ para prestar serviços individuais ou empresas imobiliárias. Se deseja empreender sozinho, pode optar por EI (empresário individual) ou SLU (sociedade limitada unipessoal). Se deseja abrir uma microempresa ou empresa de pequeno porte, opte pelo Simples Nacional para pagar menos tributos.

Agora que você já sabe como se tornar um corretor de imóveis, aproveite para comentar o que mais gostou do nosso conteúdo e também compartilhe com seus amigos. Até o próximo post!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!