Como aprender a gostar de estudar

estudante na sala de aula escrevendo no caderno e com colegas de sala ao seu lado

Para se sair bem nas matérias do colégio, passar em um vestibular e ser um profissional reconhecido no mercado é necessário estudar. Além disso, quem estuda conhece mais sobre o mundo e assim pode se relacionar melhor com ele.

Mas será que existe uma maneira de aprender a gostar de estudar? Vem com a gente porque no post de hoje você vai descobrir que sim!

1ª Dica: Defina objetivos

Por que você quer estudar determinado conteúdo? Essa é a primeira questão que deve ser respondida. Estabelecer objetivos facilita o processo de manter um foco e ser menos suscetível às dispersões diárias.

Por exemplo, se você quer estudar matemática para passar no vestibular, precisa olhar lá na frente e visualizar a si mesmo como calouro. Cada vez que sentar para resolver problemas ou entender os conceitos da matéria, terá o objetivo final como um orientador de sua prática de estudos.

2ª Dica: Escolha um local adequado

Estudar em um ambiente desorganizado, barulhento, escuro e sem conforto é bastante incômodo e certamente impede seu progresso. Por isso, pense em um local que o agrade e que possa ser usado por você durante algumas horas do dia.

Você pode variar de ambiente de vez em quando, para receber outros estímulos e captar a matéria por meio de associações entre conteúdo e local. Mas o essencial é que os espaços sejam sempre organizados e adequados para manter sua concentração e seu bem estar.

Outra dica: não se esqueça de eliminar quaisquer possibilidades de dispersão como celulares, tablets, televisão, etc.

3ª Dica: Estabeleça metas

Antes de começar a estudar estabeleça metas para o dia, para a semana e para o mês. Utilize agendas ou planilhas feitas por você mesmo, nas quais terá controle sobre o que já foi realizado e o que falta terminar. Checklists são outras boas opções para visualizar o seu sucesso nos estudos.

Sempre defina alguns intervalos entre as tarefas realizadas. Entre 10 a 15 minutos é o ideal para descontrair a mente sem perder o foco.

4ªDica: Estude com prazer

Vamos supor que, para melhorar sua posição na empresa em que trabalha, você começou a estudar. Escolheu um ambiente da casa apropriado, definiu as metas do mês e deu início à rotina de aprendizado. Porém, em poucos dias você percebe perde a motivação, afinal, não acha os estudos nada prazerosos.

Para evitar possíveis desistências, é essencial associar os estudos a práticas bem-estar. Para conseguir fazer isso, você pode:

  • colocar uma música instrumental agradável de fundo;
  • desenhar os conteúdos;
  • assistir a vídeos criativos — e confiáveis — sobre as matérias;
  • colorir seu material;
  • ensinar alguém ou estudar com alguém.

Se o prazer e o estudo caminharem juntos, você conseguirá transformar o segundo em um hábito diário.

5ª Dica: Recompensas

Por fim, quem é que não gosta de ser recompensando sempre que faz algo de maneira eficiente? Então, a cada tarefa concluída, a cada término de conteúdo, ofereça a si mesmo um presente.

Você pode optar por coisas simples, mas que lhe agradem de verdade. Pode ser apenas um descanso, um chocolate ou uma caminhada pela casa. Isso fará com que o cérebro associe a ação de estudar com algo bom, aumentando a disposição.

Agora, conte para a gente o que achou das dicas de hoje. Já usou alguma delas? Conhece outras? Deixe seu comentário!

Como saber se a profissão que escolhi combina comigo

Dica de português: perca ou perda

Conheça mais sobre o Trabalho Temporário no fim do ano