Enem: como é corrigida a redação

Enem: como é corrigida a redação

Quem é que nunca ficou preocupado com redação do Enem? 🙋‍♀ E a forma como é corrigida a redação é de longe a maior reclamação dos candidatos que participam no Exame Nacional do Ensino Médio. 

Pensando em diminuir as reclamações e as disputas na justiça (sim! as pessoas entram com ações judiciais por conta da nota da prova de redação), o MEC – Ministério da Educação adota, a cada edição, critérios mais rigorosos. 

Abaixo, você acompanha como elas são corrigidas.

Como é feita a correção da redação enem?

1. Os avaliadores

A correção das provas de redação do Enem são realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na edição de 2019, mais de 5 mil pessoas foram selecionadas e para isso precisaram fazer um processo seletivo. 

Os avaliadores tem que ser formados em Letras, não podem ter grau de parentesco com nenhum participante, além de outros pré-requisitos. 

A seleção tem duas etapas eliminatórias e os aprovados ainda precisam fazer um curso de capacitação. 

2. A correção da prova

As provas são corrigidas em uma plataforma online e os avaliadores recebem os textos sem qualquer identificação. São até 200 avaliações pode dia e eles devem avaliar mais de 150 textos a cada três dias. 

As redações são corrigidas por dois avaliadores e nenhum sabe a nota do outro. A nota final vai ser a média aritmética das duas notas. 

Se por um caso houver divergência de 80 pontos em um dos critérios ou maior que 100 pontos no total, a redação é avaliada por um terceiro avaliador.

Caso ainda haja uma pontuação muito diferente, a prova é avaliada por uma banca presencial de três professores. Aí nesse caso, a nota final será a média aritmética das duas notas que mais se aproximarem. 

3. Critérios de avaliação

Já falamos de como as redações são avaliadas e agora você confere quais são os critérios de avaliação. 

Os textos são avaliados por cinco competências, que são divulgadas na Cartilha do Participante. Cada competência vale de 0 a 200, totalizando nota máxima de 1000 pontos.  

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

4. Redação zerada

Sim, você pode tirar zero ou ter a prova de redação do Enem anulada, se: 

  • fugir totalmente do tema proposto
  • não escrever o texto em estrutura dissertativo-argumentativa
  • escrever somente sete linhas de texto
  • colocar impropérios, desenhos ou outras formas no texto
  • deixar a redação em branco, mesmo que tenha o texto rascunho
  • copiar o texto motivador
  • assinar a redação fora do lugar designado
  • escrever em um idioma que não seja o português

Como você viu, a prova de redação do Enem pode ter diversas peculiaridades. Mas para te ajudar a ir bem nela, que tal dar uma olhada nesses conteúdos que preparamos?

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!