Feedback negativo: dicas para melhorar

um grupo de pessoas em volta de uma mão gigante fazendo um sinal de negativo

Em diversas empresas acontece um papo sobre o desempenho profissional do time e às vezes os resultados não são tão positivos. Se você já recebeu um feedback negativo do seu chefe, tenha calma e não se preocupe. Veja agora como reverter esse cenário e porque é tão bacana essas conversas para o seu desenvolvimento.

Recebi um feedback negativo, como posso melhorar?

As conversas de feedback acontecem com frequência, e por conta disso, em alguns momentos podemos não atingir expectativas no trabalho.

Se em alguma conversa sobre o seu desempenho você recebeu argumentos negativos por conta dos resultados ou ações, fique ligado nas nossas dicas e se reprograme para os feedbacks positivos.

1. Não fique chateado

Por mais que seja complicado escutar algumas coisas que não concordamos ou julgamos, não fique triste. Todo feedback tem a intenção de trazer melhorias.

Respire fundo, agradeça pela a troca de ideia e se comprometa com a evolução. Trabalhar em equipe exige resiliência e muito aprendizado, pois cada um atua de uma forma diferente.

2. Anote os apontamentos

Torne esse papo em algo positivo para o seu desenvolvimento. E para não perder nada do que foi dito, faça anotações sobre o que ouviu e tente reverter com ações.

Saber os nossos pontos fortes e fracos ajuda na otimização das nossas soft skills e consequentemente na nossa produtividade. Tudo isso pode resultar em uma promoção e uma carreira de sucesso dentro da empresa.

3. Estude a melhor maneira de reverter isso 

Em algumas empresas, o feedback acaba se voltando para as metas não cumpridas. Por mais que essa não seja a proposta da conversa, e também se os pontos negativos aconteceram por conta dela, estude a melhor maneira para tornar a sua produtividade eficaz.

Veja e reveja os dados, descubra o que você pode trazer de novo para alcançar bons resultados. Se for preciso, analisar a forma de trabalhar e também o quanto isso está abalando o seu dia a dia.

4. Converse com seu gestor

Não concorda com os pontos levantados? Tudo bem! Em outro momento, puxe um papo com seu gestor ou com a pessoa que fez o julgamento e de forma passiva, exponha também os seus motivos.

A comunicação assertiva é um caminho para alcançar o sucesso profissional. Não acredite que apontar o dedo para o seu colega diminuirá as consequências, pois o desempenho é somente seu.

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A importância dos feedbacks para o seu desenvolvimento

O modelo de avaliação profissional, ou também conhecido como feedback, é algo já consolidado na gestão de equipes. Esses espaços são voltados para um profissional enriquecer o outro sobre as opiniões de suas ações para chegarem no grande resultado.

A melhor maneira de expor os pontos negativos e positivos é o sigilo. Conversas particulares, descontraídas e sem peso é o que há de melhor quando vamos aplicar um feedback.

Tenha em mente que saber o que é necessário para melhorar só traz coisas positivas para o seu desenvolvimento. Cada trabalhador tem um modo de aprender o que é esperado dele, por isso, os feedbacks são essenciais para essa troca de informação.

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Agora que você já sabe como se sair nos feedbacks negativos, compartilhe esse texto lá nas suas redes sociais com seus amigos. Assim, todos saberão como agir nessas situações.

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Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

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