Linguagem não verbal: saiba como usar na entrevista para ser contratado

linguagem não verbal

A avaliação do candidato feita pelo recrutador durante a entrevista vai desde a análise do currículo até sua maneira de agir e falar. Por isso, apostar em uma boa linguagem não verbal poderá ajudar a transmitir ao entrevistador mais profissionalismo.

Quer aprender como aprimorar a habilidade da linguagem não verbal para conquistar a vaga de emprego ideal para sua carreira? Então, confira o texto completo e anote as dicas a seguir! 

Como utilizar a linguagem não verbal nas entrevistas de emprego

Quando um candidato está participando de uma entrevista de emprego, o recrutador fica de olho não apenas no conteúdo currículo, mas também nos detalhes que esse profissional pode dar ao falar e se movimentar.

Por conta disso, a linguagem não verbal, ou seja, aquela que fazemos sem uso de palavras e expressões, pode revelar muito sobre o perfil profissional e até mesmo pessoal.

Conheça a seguir algumas maneiras eficazes para melhorar sua  linguagem não verbal para ir bem no processo seletivo. Confira!

1. Fique atento aos movimentos das mãos

Muitas pessoas, quando ficam nervosas ou agitadas, usam as mãos como forma de expressão, mas nem sempre isso é algo interessante. 

Em geral, mover demais as mãos ou realizar algum tipo de som com os dedos pode dar indícios de agitação, nervosismo ou ansiedade para aqueles que estão observando. 

Por outro lado, as mãos fechadas ou cerradas indicam sentimento de irritação, zanga ou nervosismo. 

Além disso, ao sacudi-las você pode trazer um ponto de dispersão e fazer com que o recrutador ou seus ouvintes não prestem atenção no que diz. 

Por isso, fique atento aos seus movimentos, gesticule de forma delicada e lenta. Ou se preferir, permaneça em uma pose confortável para apoiar as mãos sobre a mesa ou em algum local do seu corpo. 

2. Maneire nas expressões faciais

Sem dúvida, o rosto é a primeira parte do corpo que é observada quando olhamos para uma pessoa. Desse modo, a expressão facial pode revelar muito sobre sentimentos.

Por isso, quando estiver ouvindo o entrevistador, mantenha a atenção plena na conversa e tente relaxar para não fazer caretas. 

Não é incomum, recrutadores falarem que candidatos fizeram cara de desprezo ou desgosto perante uma informação em relação a vaga.

Se você está descontente com algo ou até mesmo desconfortável, peça licença e diga o que pensa de forma tranquila. 

Aprenda quais são os comportamentos que podem te eliminar de um processo seletivo.

3. Mantenha uma boa postura

Lembra quando a sua mãe ou avó pedia para você encostar as costas na cadeira e não ficar corcunda? Pois bem, agora é hora de fazer valer a pena todo esse aprendizado! 

Sentar-se de maneira correta, deixar as pernas posicionadas corretamente e até mesmo cruzar os braços de forma gentil poderá fazer com que o recrutador sinta confiança em seu perfil. 

Por outro lado, quando sentamos de qualquer jeito, podemos passar a sensação de desleixo e infantilidade. Sem dúvida, uma atitude que não é recomendada para que deseja conquistar uma oportunidade de emprego. 

4. Impacte com seu aperto de mão

Isso mesmo, seu aperto de mão pode dizer muito sobre você! Por exemplo, se ao apertar a mão o movimento é muito fraco, você pode ser percebido como tímido. Já um aperto forte demais, poderá parecer agressivo ou tenso. 

Por isso, prefira o meio-termo, com isso poderá gerar uma credibilidade instantânea do entrevistador.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Diferenças da linguagem verbal e não verbal

Em síntese, a linguagem verbal se expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, é a linguagem verbalizada.

Já a linguagem não verbal utiliza sinais visuais, por exemplo, gestos, postura e ilustrações. 

Dicas para aperfeiçoar sua linguagem não verbal 

A linguagem não verbal também é uma habilidade, e assim como várias, é preciso treino e estudo para melhorá-la. Acompanhe mais dicas:

  • Aposte no autoconhecimento;
  • Ensaie em frente ao espelho para se reconhecer;
  • Peça a opinião de amigos para apontar melhorias;
  • Estude mais sobre o tema.

Então, você gostou das nossas dicas para implementar em sua linguagem não verbal na hora de uma entrevista de emprego? Aproveite para compartilhar o link em sua rede social favorita e também nos conte aqui nos comentários o que faz para não ficar tão nervoso.  

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!