Conheça então o nosso modelo de currículo para Segurança do Trabalho e aumente suas chances para entrevistas de emprego.
E se está procurando por vagas nesta área, não deixe de ler o nosso texto até o fim. Descubra também o que um profissional deste cargo faz, como se tornar um e o que o mercado está pedindo.
O que é Segurança do Trabalho?
A segurança do trabalho é o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas praticadas que competem aos deveres de um profissional. É por conta dela que os empregados de uma empresa tem acesso a um ambiente seguro.
A princípio, essas normas tinham apenas a função de prevenir acidentes, com o passar dos anos e com a carga horária cada vez maior, foram surgindo as chamadas patologias do trabalho.
Assim, envolveu-se na segurança do trabalho a responsabilidade de prevenir doenças ocupacionais que são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Elas podem provir desde exposições da pele a produtos químicos, até lesões por esforços repetitivos (LER), por exemplo.
A legislação obriga que as empresas tenham uma área para a segurança do trabalho: a norma regulamentadora NR-4 SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
Na lei, é obrigatório que a companhia tenha uma regra que mede a proporção de profissionais na área de acordo com o número de colaboradores da empresa.
Além disso, existem também os chamados grupos de risco, que vão do nível 1 ao 4. O último é classificado em atuações como, construção civil e metalúrgicas, enquanto o primeiro é aplicado em escritórios administrativos, por exemplo. Portanto, quanto maior o nível de periculosidade, mais técnicos da área deverá ter a companhia.
O que um profissional da área faz?
Um profissional da área de Segurança do Trabalho tem cada vez mais espaço no mercado de trabalho. No entanto, a concorrência para conseguir as melhores ocupações também cresce e assim o candidato precisa se destacar.
Quem trabalha neste cargo tem como principal tarefa administrar os possíveis riscos de acidentes ocorridos contra os trabalhadores. Sua intenção é verificar se as normas, objetos de trabalho e estruturas estão aptos para o bem-estar de quem frequenta tal ambiente.
Cabe ao responsável do cargo inspecionar equipamentos e condições de trabalho, investigar e analisar causas de acidentes para eliminar riscos. Desenvolver programas de treinamento e verificar o cumprimento das normas e procedimentos de segurança na aplicação de providências preventivas.
Além disso, faz parte do escopo de trabalho desse profissional tarefas como: elaborar e orientar atividades de segurança do trabalho e preservação física dos funcionários em empresas, construções, instalações industriais, orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros.
Como atuar com segurança do trabalho?
Se você deseja trabalhar na área de segurança do trabalho, é preciso a conclusão de uma graduação que forme profissionais tecnólogos de nível superior. O mais indicado é realizar o curso tecnológico de Segurança do Trabalho.
Além disso, é possível se qualificar e enriquecer seu currículo com cursos online voltados para a área.
O perfil profissional ideal para um profissional da área
É considerado como um perfil profissional ideal para o cargo de Técnico em segurança do trabalho, um profissional que seja atento e proativo, pois umas de suas funções é verificar os EPIs.
Além disso, o mercado busca por candidatos que:
- Ter uma boa observação, já que nessa área é preciso se antecipar aos riscos;
- Conhecer a cultura e os processos da empresa onde trabalha;
- Gostar de trabalhar em equipe;
- Manter-se atualizado a respeito das leis de Segurança do Trabalho;
- Ser comunicativo;
- Poder realizar trabalho braçal.
Onde posso atuar como técnico em segurança do trabalho ?
A segurança do trabalho está em todas as empresas, pois ela tem um papel fundamental no bem-estar dos trabalhadores. Por isso, a variedade de oportunidades é grande.
Você pode encontrar este cargo em:
- Empresas de construção civil;
- Indústrias e fábricas;
- Empresas públicas e particulares.
Modelo de currículo para Segurança do Trabalho
Agora que você já sabe mais sobre a profissão, veja como criar uma estrutura para ter um currículo que seja destaque nos processos seletivos:
- Ter um currículo objetivo
- Contar suas experiências em ordem cronológica
- Destacar a graduação e certificações
- Falar sobre o idioma e seu nível
- Ter noções de informática
- Dizer sobre as atividades extracurriculares
- Manter sempre os dados atualizado
- Ter sempre uma cópia física e online do documento
Além disso, um currículo bem elaborado pode ser um diferencial que o profissional precisa. Busque por cursos específicos, fique de olho nas tendências e procure sempre se qualificar.
Lembre-se também de tomar cuidado com a ortografia e organização dos pontos mais relevantes na sua trajetória profissional. O documento não deve ultrapassar de duas páginas e tem que ser objetivo, pois é o “primeiro contato” entre profissional e empregador.
Conheça, na sequência, o modelo de currículo que os consultores de carreira da Catho prepararam para profissionais da área de Segurança do Trabalho.
Basta baixar o arquivo no formato que desejar, preencher com os seus dados em um editor de texto e salvar. Pronto! Assim você pode aumentar as chances de ser convidado para entrevistas e de ser contratado.
E quando estiver tudo pronto, não se esqueça de buscar na Catho vagas para Segurança do Trabalho de forma gratuita.
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