Saiba o que é o Laudo PcD e como conseguir esse documento médico

laudo médico para pcd

O laudo PcD é um documento médico fundamental para comprovar a deficiência de uma pessoa. Por isso, ele é essencial para quem deseja ser contratado por empresas que adotam a lei de cotas para pessoas com deficiência.

Se você tem dúvidas sobre o que é esse documento médico e como ter um laudo PCD, leia com atenção esse conteúdo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Além disso, entenda como funciona a  gratuidade da plataforma de vagas da Catho para pessoas com deficiência e encontre a oportunidade ideal para sua carreira profissional. 

Vamos conferir?

O que é laudo médico para PcD?

Como já contamos, o laudo médico para pessoas com deficiência nada mais é do que um documento que ajuda na comprovação médica dessa deficiência.

Além disso, o laudo auxilia a garantir direitos específicos para esse público, já que com esse papel, a pessoa é resguardada pela Lei de Cotas contida no art. 93 da Lei nº 8.213, de 1991. 

Para que serve o laudo médico?

O laudo médico com CID, ou seja, com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde tem o objetivo de determinar a classificação e codificação das enfermidades.

A sigla também indica no laudo uma ampla variedade de sinais, sintomas, achados anormais, denúncias, circunstâncias sociais e causas externas de danos e/ou doenças. 

Então, o CID tem o papel de descrever uma doença ou deficiência e tem o objetivo de demonstrar e/ou relatar em qual características o paciente se adequa. 

Ele também é um sistema de códigos, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), utilizado no mundo todo para padronizar a linguagem entre os médicos, além de monitorar a incidência e a prevalência de cada doença

Por exemplo, se uma pessoa possui uma deficiência física, essa condição está descrita em um código dentro do sistema e com isso em mãos, ela pode viajar o mundo e ser tratada adequadamente. 

Já no mercado de trabalho, o laudo médico para PcD é importante para a formalização na contratação e também na garantia de direitos trabalhistas

Além de ajudar na preparação e adaptação da empresa para tornar o ambiente mais inclusivo e acessível.  

O que deve ter no laudo PcD?

Por ser um documento importantíssimo e delicado, muitas pessoas têm dificuldades de encontrar um laudo médico PcD correto. Em muitos casos, geram um documento sem valor ou inaceitável nas empresas. 

Por isso, é indispensável que o laudo seja criado e validado por um médico. Caso contrário, ele não servirá para essa finalidade. 

Existem algumas informações essenciais que não podem faltar no seu laudo PcD para garantir que você tenha seus direitos garantidos e não tenha problemas futuros. São elas: 

  1. Dados pessoais, como seu nome, RG e CPF; 
  2. Data do laudo (o ideal é que ele esteja sempre atualizado);
  3. Detalhes e especificação da deficiência; 
  4. Código da Classificação Internacional de Doenças (CID) ou CIF;
  5. Detalhes sobre as limitações causadas por sua condição; 
  6. Autorização para tornar a condição pública.

Esses detalhes são importantes porque não são todas as deficiências que entram na Lei de Cotas, mesmo já com 30 anos de existência. Então, com o documento, é possível identificar facilmente se a pessoa se enquadra nela ou não.

Além disso, veja nessa lista mais detalhes do que deve ter em uma laudo médico para PcD:

Outro ponto importante é anexar relatórios específicos para a condição. Por exemplo, no caso de uma pessoa com deficiência visual, ela precisa consultar e pedir o documento para um médico ou médica oftalmologista. 

Faça o download do modelo de laudo pcd da Receita Federal e preencha com seus dados.

Quem tem direito ao laudo médico PcD? 

O laudo médico PcD é um direito que todas as pessoas com deficiência têm para serem inseridos e reconhecidos no mercado de trabalho e sociedade. Além disso, as pessoas reabilitadas pelo INSS também podem utilizar os seus laudos. 

Geralmente, o profissional que irá fornecer o documento para você é um profissional na área da medica, que poderá explicar melhor onde a sua condição se enquadra na lei.

Além disso, se consultar com um médico do trabalho pode trazer outras informações que possam ajudar a entender melhor sobre a sua condição no mercado de trabalho.

Como posso ter o meu laudo PcD? 

Para você conseguir o seu laudo médico PcD, é preciso ser atendido por um médico que realizará exames específicos e assim, você poderá ter em mãos o seu documento válido. 

É possível obter esse documento em hospitais e clínicas médicas. Pode ser mais fácil conseguir o documento em locais que você já foi diagnosticado, mas do contrário, você pode pedir o laudo PcD pelo SUS, de forma totalmente gratuita. 

O laudo médico PcD tem validade? 

Sim, o seu laudo médico tem validade.Por conta disso, é importante seguir em sua rotina a realização de exames sempre  atualizados, mesmo que as suas limitações sejam de caráter permanente.

Porque a Catho quer meu laudo médico? 

A diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho e sociedade têm sido pautas bem relevantes nos últimos tempos. 

Por conta disso, muitas empresas têm buscado iniciativas que ajudem a aumentar a pluralidade dentro do ambiente de trabalho para juntar-se à luta contra qualquer tipo de preconceito, não ficar apenas no discurso e sim, promover mudanças reais no cenário corporativo. 

Por exemplo, sites de vagas de emprego como a Catho, que andam de mão dadas com a acessibilidade e inclusão, buscam sempre promover ações internas e externas para contribuir com o desemprego de todos. 

Além do movimento #Minhavagapordireito, associado ao evento Mutirão PcD, a Catho proporciona aos candidatos com deficiência a gratuidade ilimitada e também ao Plano Profissional sem nenhum custo. 

Por esse motivo, é importante que todos os seus dados e informações, assim como o laudo médico, sejam verídicos e atuais. Pois, é por meio dele que você receberá todos os seus benefícios dentro da plataforma Catho.

Como funciona a gratuidade na Catho para PcDs? 

A plataforma de vagas de emprego Catho disponibiliza a gratuidade de seus serviços por tempo ilimitado para todos os usuários. 

No entanto, se você possui um laudo médico que demonstre ser uma pessoa com deficiência ou reabilitado do INSS, terá a gratuidade e também uma assinatura equivalente ao Plano Profissional

É isso mesmo! Aqui na Catho, as pessoas PcDs têm direito ao melhor plano de assinatura totalmente de graça! 

Então, após seu laudo ser validado pela nossa equipe, você terá direito a gratuidade e também a muitas funcionalidades na plataforma. Algumas delas são: 

  1. Acompanhar o status da vaga e de sua candidatura;
  2. Ultrapar os candidatos não pagantes do plano profissional na disputa por uma  vaga;
  3. Saber quais empresas viram seu currículo;
  4. Ter o seu currículo enviado automaticamente para as vagas que mais combinam com o seu perfil. 

E para isso, basta acessar a página Catho/pcd, preencher os seus dados e anexar os documentos/laudo solicitados. 

Depois de alguns dias, você receberá um e-mail da nossa equipe com a confirmação ou não de sua gratuidade na plataforma de vagas da Catho. 

Mas atenção, para isso acontecer, o seu laudo deverá conter todos os dados listados acima e também ser um documento legível e atualizado. 

Então, aproveite para preencher o formulário com seus dados agora mesmo para ter a gratuidade do site da Catho por tempo ilimitado e para todos os públicos. 

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

E quem tem direito a gratuidade? 

Aqui na Catho a gratuidade é para todos e por tempo indeterminado. Mas as pessoas com deficiência ou reabilitadas do INSS têm acesso ao Plano Profissional sem pagar nada por isso. 

E as vagas, são para PcDs? 

Sim! Em nossa plataforma existem muitas vagas exclusivas para PcDs. Mas não existe  restrição em nenhum anúncio, então, todas as pessoas podem se candidatar a todas as vagas. 

A aceitação da candidatura é algo particular dos recrutadores e empresas que iniciam seus processos seletivos na plataforma da Catho.

Então, cabe aos responsáveis de cada empresa a leitura ou não de um currículo, assim como, em fazer o contato para uma entrevista de emprego. 

Se ainda surgirem dúvidas sobre esse assunto ou qualquer outro, entre em contato com a Catho via SAC e descubra mais sobre as nossas soluções. 

Encontre vagas de emprego para pessoas com deficiência.

Ah! E se você está com dificuldades de criar um bom CV para ser chamado para os processos seletivos, não deixe de baixar gratuitamente o nosso modelo de currículo para aumentar suas chances de contratação. 

E aí, gostou de saber mais sobre o laudo médico para pcd? Então, aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. 

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. Excelente artigo ,pois contém informações valiosas para as pessoas com alguma deficiência . É de extrema importância as pessoas se ATUALIZAREM sobre as questões relacionadas a esse mundo dos profissionais PCD a fim de obterem qualidade de vida e grandes oportunidades de sucesso na vida profissional.

  2. Tenho doença genética rara, nasci assim e vou morrer assim, tenho que refazer exame genético e biopsia muscular (que tem risco de infecção)à cada 6 meses so pra dara do laudo estar “em dia”? Detalhe, me deslocar para qualquer lugar e consulta é quase impossível, não posso me expor ao sol. Como fica, deixo de “ser” PcD e ter direitos em questão d meses, mesmo com alteração genética desde nascimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!