Saiba o que é Mobile Learning

um homem parado na frente de um laptop com um balão de fala acima da cabeça

Atualmente temos vários recursos que nos permitem aprender novos conteúdos de uma forma muito mais fácil do que estávamos acostumados.

Um exemplo disto são os cursos de Ensino a Distância – EAD e o Mobile Learning, métodos que, além da vantagem da facilidade, trazem também o conhecimento sem que a gente precise se preocupar com barreiras, como tempo e local de aprendizagem.

Continue com a leitura do texto e confira mais sobre o que é o Mobile Learning!

O que é o Mobile Learning?

Mobile Learning, também conhecido como m-learning, nada mais é do que uma modalidade de ensino que permite alunos e professores criarem ambientes de aprendizagem a distância, utilizando dispositivos móveis – como notebooks, celulares ou tablets na metodologia.

Qual é a relação do Mobile Learning com o EAD?

Após esta definição você deve estar associando o Mobile Learning aos cursos de ensino a distância – EAD, mas saiba que existe uma diferença entre os dois.

No M-Learning os conteúdos são pensados diretamente no tamanho das telas de smartphones e outros dispositivos móveis, ou seja, não são cursos que foram adaptados para os diferentes tipos de telas, mas sim criados desde o início neste formato.

Um exemplo de Mobile Learning é o aplicativo do Duolingo – um aplicativo voltado para o ensino de idiomas. Nele os estudantes devem completar pequenas tarefas diárias pelo aparelho móvel e assim vão passando de nível.

Como funciona o Mobile Learning?

Mobile Learning possui diversos recursos que são disponibilizados aos estudantes de maneira online, entre eles podemos citar:

Videoaulas: as videoaulas são aulas gravadas e distribuídas em forma de vídeo aos alunos. Sua duração pode variar, mas a maioria das videoaulas possuem uma curta duração para que os estudantes consigam aproveitar pequenos períodos disponíveis do dia para acessar.

Aplicativos: os aplicativos são programas desenvolvidos especialmente para dispositivos móveis, que apresentam diferentes situações de aprendizagem – sejam eles jogos, atividades, mecanismos de interação entre os usuários, etc.

Livros digitais: os livros digitais são os conteúdos que os professores precisam disponibilizar aos alunos e com a opção digital pode encaminhar por meio de PDF. Além disso, é possível também enriquecer o livro com links para vídeos, áudios e matérias.

Plataformas: além das opções acima, existem também as plataformas de ensino. Elas são desenvolvidas por empresas e organizações e apresentam atividades sobre todas as disciplinas.

E aí, o que você achou do Mobile Learning? Deixa aqui embaixo sua opinião! 😉

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe seu comentário sobre o artigo

  1. usei as informações, como base de pesquisa sobre Mobile Learning

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!