O que vale a pena: ser jovem aprendiz ou fazer estágio?

O que vale a pena: ser jovem aprendiz ou fazer estágio?

Está buscando por oportunidades como jovem aprendiz ou pretende fazer um estágio? Então, venha descobrir tudo sobre o assunto e saber qual a diferença entre os dois cargos.

Primeira fase da carreira: jovem aprendiz ou estágio

Na maioria dos anúncios de emprego, um dos pré-requisitos mais é exigidos é a experiência. O que é um problema para os jovens que estão começando a carreira e não possuem nenhuma experiência. E como consegui-la se você acabou de entrar no mercado de trabalho?

Existem algumas formas de adquirir experiências: você pode procurar estágios ou programas de Jovem Aprendiz – essas são ótimas fontes para começar uma carreira.

Então para te ajudar a entender um pouco sobre como funcionam esses programas, colocamos abaixo você confere as dúvidas mais frequentes.

E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

O que é necessário para ser Jovem Aprendiz? E estagiário?

Para ser Jovem Aprendiz é preciso que atenda primeiramente dois requisitos: ter entre 14 e 24 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

E se estiver matriculado em algum programa de capacitação e aprendizagem também conta muito, como escolas técnicas ou do sistema S (Senai, Sesi, Sebrae, etc.).

No trabalho, o Jovem aprendiz coloca em prática o que aprendeu na teoria e consequentemente adquire experiência.

Já o Estagiário precisa ser maior de 16 anos e estar matriculado em um curso de Ensino Superior ou Educação Profissional.

Na prática qual a diferença entre os dois?

O Jovem Aprendiz é efetivamente um funcionário da empresa e possui tarefas a executar. Já o estagiário é mais uma atividade educacional, com o intuito de colocar em prática tudo o que ele está aprendendo em seu curso.

O estagiário deve ter responsabilidades e sempre conta com a supervisão de um funcionário.

| Conheça o nosso Modelo de Currículo para Jovem aprendiz

Além de experiência, o que eu posso ganhar?

Como o Jovem Aprendiz trabalha de acordo com as regras da Carteira de Trabalho (CLT), ele tem direito ao salário mínimo e benefícios (vale transporte, vale alimentação, etc.).

E quem deseja ser Estagiário, precisa de contrato próprio, que pode ou não contar com bolsa auxílio e benefícios – depende da empresa.

| Veja vagas para aprendiz na Catho

E quando conseguir a vaga, posso deixar os estudos em segundo plano?

Nem pense nisso! Tanto Jovens Aprendizes, quanto Estagiários podem perder suas vagas caso o desempenho escolar seja prejudicado, por conta do trabalho.

Então saiba conciliar os horários e mantenha a atenção e a responsabilidade nos estudos.

| Conheça vagas de estágio no site da Catho

E aí, você pretende iniciar a sua carreira como Aprendiz ou Estagiário? Comente lá nas nossas redes sociais e aproveite para compartilhar com seus amigos o link do texto

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!