Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

O curso de Educação Física é ideal para pessoas agitadas que pretendem trabalhar com atividades relacionadas à prática de exercícios. Só que essa graduação é ofertada em nível de bacharelado e licenciatura. Você sabe qual das duas deve escolher na hora do vestibular?

Hoje, vamos apresentar as principais diferenças entre os dois tipos de cursos e em quais áreas o profissional formado em cada uma delas pode atuar. Vem com a gente!

As diferenças entre licenciatura e bacharelado

Antes de detalhar as características do curso de Educação Física, você precisa entender a diferença entre licenciatura e bacharelado. A primeira é voltada para a área da educação e a outra está ligada à atuação no mercado profissional de forma ampla.

| Baixe o nossos Modelos de Currículo 

O curso de Educação Física Licenciatura

Quem opta por estudar Educação Física em nível de licenciatura vai ter na grade curricular disciplinas específicas para o campo da educação. Elas incluem, entre outras, Psicologia, Didática, Métodos de Ensino e Processos de Avaliação. Essas matérias são acrescentadas à grade geral de atividades esportivas.

O curso tem duração média de três a quatro anos e o aluno precisa fazer vários estágios obrigatórios ao longo desse tempo. No último semestre, muitas faculdades e universidades também exigem a apresentação de uma monografia.

Mercado de Trabalho

O profissional licenciado atua como professor em escolas da Educação Infantil até o Ensino Médio. Ele propõe atividades recreativas e exercícios corporais que visam o lazer e o bem-estar, sempre agregados ao desenvolvimento da aprendizagem.

O curso de Educação Física Bacharelado

O curso em nível de bacharelado dura quatro anos e as disciplinas enfatizam as práticas esportivas. Aqui não há matérias voltada para a educação. Você vai estudar os diversos tipos de modalidades de esportes, como basquete, futebol e vôlei, além de entender de jogos, fundamentos de dança e treinamento esportivo.

O estágio também é obrigatório, a diferença é que ele não pode ser feito em escolas. Ao final do curso, do mesmo modo que na licenciatura, algumas instituições exigem uma monografia.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Mercado de Trabalho

Na área profissional, o educador físico pode trabalhar em clubes, academias, clínicas e spas. Ele também atua em hotéis, na área de recreação de lazer, propondo atividades para os hóspedes.

Outras opções são ser personal trainer, ou seja, um tipo de treinador particular, ou preparador físico de atletas. O educador físico bacharel só não pode trabalhar em escolas.

Educador Físico: formação bacharel e licenciado

Na hora do vestibular, o aluno precisa optar pelo curso em nível de bacharelado ou licenciatura, porém nada impede que ele curse as duas formações em conjunto. Para isso, é necessário fazer disciplinas extras.

Caso você esteja no bacharelado, por exemplo, precisaria pagar as matérias referentes à licenciatura, além das disciplinas do seu próprio curso. A atitude exige mais dedicação, porém é interessante porque proporciona mais oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Os cursos de Educação Física em nível de licenciatura e bacharelado são bem parecidos e a diferença básica entre ambos é habilitação como professor fornecida pelo primeiro.

| Descubra grátis as vagas para Educação Física no site da Catho

Qual das duas vertentes você pretende escolher na faculdade? Comente lá nas redes sociais e compartilhe com seus amigos.

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!