Saiba como fazer relatório de estágio e impulsione suas experiências

Relatório de estágio

Sem dúvidas, a realização de um curso graduação é uma excelente oportunidade para se aprofundar na área de trabalho dos seus sonhos e, em seguida, aplicar seus aprendizados em estágios que muitas vezes serão finalizados com a criação do relatório de estágio.

O relatório de estágio é uma documentação fundamental no processo de aprendizado do estudante de ensino superior. Porém, muitos estudantes têm dúvidas sobre como fazer relatório de estágio.

Neste post, você confere como fazer relatório de estágio e aprende dicas para mandar bem na reflexão das suas primeiras experiências profissionais. Continue a leitura!

1. Para que serve o relatório final de estágio?

O relatório de estágio é uma documentação que apresenta e reflete sobre a experiência profissional do estudante durante um determinado período.

Nele, devem ser descritas as atividades desenvolvidas ao longo da contratação do estágio, metodologias aplicadas, quais foram as contribuições dos colaboradores da empresa e o processo de desenvolvimento do estagiário na corporação.

De maneira geral, é uma avaliação exigida em disciplinas de estágio supervisionado, no qual o discente é acompanhado por um professor responsável que o auxilia no seu crescimento como profissional e qualifica o seu desempenho.

O relatório permite documentar os conhecimentos aprendidos no decorrer do estágio, identificar pontos de melhoria e desenvolver habilidades profissionais fundamentais para a atuação na área.

2. Como estruturar o relatório de estágio?

Assim como os demais trabalhos acadêmicos, o relatório de estágio deve seguir normas de estruturação e formatação. Cada instituição de ensino pode oferecer manual próprio com orientações de como os trabalhos devem ser feitos, mas, normalmente, deve-se seguir os padrões da ABNT.

A seguir, conheça as partes que compõem o documento e saiba como elaborá-lo corretamente:

Elementos pré-textuais ou de apresentação

Os elementos pré-textuais são os que aparecem antes do desenvolvimento da atividade de fato. Em geral, apresentam informações importantes sobre a instituição de ensino, o estudante e um breve resumo sobre o trabalho.

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Folha de aprovação;
  • Resumo;
  • Listas;
  • Sumário.

Elementos textuais ou desenvolvimento

Os conteúdos que preenchem a documentação são chamados de elementos textuais. Neles, será preciso desenvolver, em detalhes, a proposta do relatório de estágio. Para isso, contemple: objetivos, atividades, problema, metodologia e resolução.

  • Introdução;
  • Objetivos do estágio;
  • Descrição da empresa onde o estágio aconteceu;
  • Departamento no qual as atividades foram realizadas;
  • Descrição das atividades exercidas;
  • Considerações finais.

Elementos pós-textuais

Por fim, os elementos pós-textuais são os que encerram o seu trabalho e incluem informações descritivas como glossário, anexos e referências bibliográficas para poderem ser verificadas posteriormente à leitura.

  • Anexos;
  • Glossário;
  • Referências bibliográficas.

💼Leia também — Conheça 7 áreas de trabalho com estágio remunerado.

3. Confira 3 dicas para descrever suas experiências

A coleta de insumos e a descrição do processo de estágio deve ser feita com planejamento, organização e detalhamento dos pontos mais importantes. A Catho listou três orientações essenciais para você fazer um bom e completo relatório de estágio:

Mantenha um diário com anotações durante o seu período de estágio

Assim que você for contratado em um estágio, mantenha um caderno com anotações sobre a sua rotina de estágio. Destaque os seus avanços nas atividades, novas descobertas, sobre o clima organizacional, identificação de problemas e sugestões de melhorias.

Com certeza, o material servirá como guia não apenas da sua jornada no estágio, mas também para auxiliar você no seu desenvolvimento profissional.

Organize as suas ideias antes de começar a redigir

Organize o acervo de informações que você colheu durante o estágio em listas ou tópicos relacionados. Dessa maneira, você destrincha todas as habilidades, dificuldades e mudanças, por exemplo, que você encontrou pelo percurso.

Troque experiências com outras pessoas

A chave do estágio é a troca e o compartilhamento de experiências, tanto com colegas de trabalho, professores e outros estudantes. Por isso, busque comentar como está sendo a sua vivência, peça feedbacks e saiba ouvir o que os demais têm a acrescentar para o seu crescimento.

Ao seguir essas dicas, você aumenta as suas chances de elaborar um relatório de estágio completo, detalhado e construtivo para te auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Além disso, poderá servir como um parâmetro para encontrar a área ou função com a qual você mais se identifica.

4. Como fazer a conclusão do relatório de estágio?

A conclusão do relatório de estágio deve ser uma análise do que foi desenvolvido, apresentando os resultados, recomendações e reflexões sobre todo o processo. Por isso, deve ser o fechamento do seu trabalho.

Nele, é possível ressaltar as suas oportunidades de melhoria, aprendizados e conquistas. Ele serve como um recurso extra para basear as suas cartas de recomendação e apresentação para quando você for conseguir outro estágio ou dar o seu primeiro passo em direção ao mercado de trabalho.

Para quem deseja se aprofundar em recursos de autodesenvolvimento, com o intuito de se destacar profissionalmente, o relatório de estágio é uma oportunidade para conhecer seus pontos fortes e de melhoria.

Além disso, a troca de experiências com especialistas e profissionais da área auxiliam no desenvolvimento de hard e soft skills essenciais para a atuação.

💡Programa de estágio: confira mais de 170 vagas abertas na Catho

Curtiu nosso conteúdo? Deixe seu comentário e continue navegando no blog da Catho para explorar outros conteúdos que ajudam a traçar seus objetivos para o primeiro emprego, como se preparar para a entrevista e muito mais!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!