Candidatos e empresas priorizarão saúde e bem-estar em 2024, é o que demonstra a nova pesquisa Catho

saude-e-bem-estar-no-trabalho

Cada vez mais trabalhadores carregam desejos profissionais que vão além de uma carteira assinada e bons salários, mas carreiras significativas e ambientes de trabalho seguros e estimulantes.

Do outro lado, as empresas seguem o mesmo caminho de valorização da saúde e bem-estar dos seus colaboradores – é o que aponta a nova Pesquisa Catho sobre Tendências de RH 2024, publicada pela plataforma de empregos no início do primeiro trimestre do ano.

Saúde e bem-estar no trabalho serão prioridade

Ao serem questionadas sobre as principais tendências de recursos humanos, as empresas afirmaram que suas prioridades em 2024 serão:

  • Segurança e bem-estar do colaborador
  • Cultura Organizacional
  • Formação de Líderes
  • Programa de retenção de talentos
  • Programas de Avaliação de Desempenho
  • Experiência do colaborador (Employee Experience)

Os entrevistados também enfatizaram a importância do horário flexível de trabalho como forma de atração de bons profissionais, considerado por 91% das empresas como um grande diferencial na hora de conquistar os candidatos. 

Trabalhadores também buscam melhor qualidade de vida

Na segunda parte do estudo, voltado a entender as principais perspectivas por parte dos candidatos, o tema também foi ponto de destaque.

Para 96% dos entrevistados, há a preferência por trabalhar em um ambiente que promova a sua saúde mental, mesmo que isso represente uma mudança de emprego ou mesmo de carreira.

Cerca de 45% dos trabalhadores entrevistados expressaram o desejo de migração de carreira para setores como tecnologia, indústria, finanças e construção civil, tendo como fatores a busca por maior qualidade de vida, além de benefícios superiores e salários mais elevados. 

💡 Presencial, híbrido ou remoto? Descubra o que as empresas planejam para 2024

Esses foram apenas alguns dos resultados da Pesquisa de Tendências RH 2024, realizada pela Catho. Continue acompanhando o blog e confira mais notícias sobre o mercado de trabalho

*A pesquisa foi realizada junto a 774 profissionais da área de RH e gestores, e 1.099 candidatos espalhados por todo o Brasil, durante o mês de dezembro de 2023.

_____

Encontre um emprego que se encaixa em seu perfil profissional

Na Catho, você encontra vagas de emprego abertas de acordo com o seu perfil de interesse. Construa o seu currículo online na Catho e comece a aproveitar gratuitamente!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!