Semana de 4 dias: saiba como funciona e confira as vantagens

semana de 4 dias

Pode até parecer novidade, mas algumas empresas nacionais já estão testando e até mesmo aderindo à semana de 4 dias de trabalho. 

Conhecido internacionalmente como “four-day workweek” (semana de trabalho de quatro dias), esse tema está em alta e desperta a atenção dos trabalhadores.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para descobrir como conquistar uma vaga com a carga horária de 4 dias, entenda o que diz a legislação e saiba quais os benefícios para os profissionais.

Vamos conferir?!

Benefício de trabalhar em uma semana de 4 dias

Assim como a modalidade home office, a semana de 4 dias tornou-se tendência no mercado de trabalho após a Covid-19, quando as empresas começaram a repensar os modelos de trabalho. 

No Brasil, a semana de trabalho com um dias reduzidos é um assunto novo, mas em outros países já revelou-se que a jornada de trabalho reduzida para 4 dias poderá trazer benefícios para os profissionais e para as empresas. 

Sendo assim, algumas empresas revelaram ganhos como: 

  1. Agenda mais flexível;
  2. Aumento de produtividade;
  3. Possibilidade de qualificação profissional;
  4. Estabilidade emocional;
  5. Empenho nas vendas e metas;
  6. Diminuição no procrastinação;
  7. Economia nos custos da empresa;
  8. Mais foco nas reuniões em seu tempo de duração;
  9. Menor risco de insatisfação;
  10. Retenção de talentos.

Saiba como surgiu a semana de 4 dias de trabalho

O teste foi conduzido pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global (Semana de Quatro Dias Global), junto com a campanha 4 Day Week Reino Unido e a organização de pesquisa Autonomy. 

O programa piloto do estudo sobre a semana de 4 dias foi realizado inicialmente no Reino Unido e contou com mais de 60 empresas de diferentes setores e cerca de 3 mil trabalhadores. 

O estudo foi realizado entre os meses de julho e dezembro de 2022 (baixe os resultados completos do estudo). 

Após o teste, essas empresas no Reino Unido concluíram que a receita aumentou cerca de 35%. Além disso, 92% das empresas participantes do estudo continuaram nesse modelo de trabalho.

Países que testaram e adotaram a semana de 4 dias em algumas empresas

Além do Brasil, outros países já aplicaram a semana de 4 dias de trabalho e acreditam ter bons resultados com esse novo estilo de empregabilidade. São eles:

  • Reino Unido;
  • Bélgica;
  • Islândia;
  • Nova Zelândia;
  • Japão;
  • Espanha;

Confira as dúvidas frequentes sobre a semana de 4 dias de trabalho

Muitos profissionais estão com dúvidas de como seria trabalhar na semana de 4 dias. Por isso, separamos algumas dúvidas e respostas sobre o tema: 

1. Como é trabalhar em uma semana de 4 dias?

A ideia de trabalhar apenas 4 dias por semana busca trazer mais bem-estar e motivação para os profissionais. Nesse caso, as empresas estabelecem expediente normal de segunda-feira a quinta-feira, deixando a sexta-feira de folga. 

Além disso, a prática da hora extra para compensar o dia de folga adicional geralmente não ocorre. Ou seja, nesses casos os profissionais trabalham somente 32 horas semanais.

2. É regido por lei trabalhar 4 dias na semana?

Por se tratar de uma novidade, não há uma lei específica para esse regime de trabalho, mas segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não existe impedimento legal para a adoção da semana de 4 dias nas empresas. 

Conforme a Lei Trabalhista Brasileira, existe um limite de 44 horas semanais de trabalho. Porém, se o empregador desejar exigir menos horas, é possível. Porém, é preciso ter atenção com igualdade e justiça.

Nesse caso, é resguardado que o valor das horas trabalhadas precisa ser o mesmo para todos os colaboradores.

Além disso, será mantido os valores pagos do décimo terceiro salário e das férias remuneradas, sem causar nenhum prejuízo ao trabalhador. 

3. A semana de 4 dias tem algum impacto no salário? 

Não. Assim como explicado acima, a legislação prega a remuneração adequada e um dos principais objetivos da semana de 4 dias é o de assegurar o bem-estar e sustento do profissional. 

Sendo assim, a redução da carga horária não implica na redução do salário dos colaboradores, pois não contribuiria para incentivar o funcionário a aderir a essa nova modalidade de trabalho de forma positiva. 

4. Como ser contratado para trabalhar na semana de 4 dias?

As empresas podem utilizar a semana de 4 dias de trabalho como um diferencial para atrair candidatos, por conta disso, quando buscar uma vaga de emprego poderá averiguar essa informação na descrição da vaga. 

Porém, não existe um termo para ser inserido ao buscar por uma oportunidade para esse tipo de trabalho. O ideal é tirar as dúvidas com a equipe do RH quando ocorrer o processo seletivo.  

E você, gostaria de trabalhar 4 dias por semana? Nos conte aqui embaixo e aproveite para compartilhar o texto em sua rede social favorita. 

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!