Teste DISC: uma importante ferramenta de teste comportamental

teste DISC

Enquanto contratantes, empresas e gestores precisam buscar a garantia de um quadro de colaboradores alinhado com o perfil e objetivos profissionais de determinado negócio, certo? E é nesta hora que se aplica o teste DISC.

Nesse sentido, a ferramenta de mapeamento de comportamento permite a psicólogos e responsáveis da área de recursos humanos uma melhor análise e compreensão de potencialidades e limitações de um funcionário ou candidato.

Dessa forma, o teste acaba sendo muito empregado no mercado de trabalho para trazer maior assertividade ao processo de entrevistas e etapas de seleção, fortalecendo as chances de que determinada vaga seja preenchida conforme as especificidades e habilidades necessárias do profissional.

É por isso que hoje falaremos mais sobre o teste DISC, seus objetivos, como ocorre sua aplicação e quais os perfis apontados em seu resultado. Então, vamos conferir?!

O que é o teste DISC?

O teste DISC é um teste comportamental cujo objetivo é identificar e realizar a definição de perfis e condutas externalizados em posicionamentos de um indivíduo. Para isso, é realizada a aplicação de um questionário, composto por situações que passam a exemplificar escolhas pessoais.

E ao ser inserido no ambiente corporativo, é utilizado para serem reconhecidas as personalidades e alinhamentos profissionais do candidato. Fazendo com que haja certas avaliações e conhecimentos.

Essa técnica foi desenvolvida baseada nos estudos e análises realizados pelo psicólogo William Moulton Marston, em 1920. Sua obra “As Emoções das Pessoas Normais” passou a propor a determinação de 4 perfis comportamentais gerais, relacionados a uma atitude de estabilidade, dominância, influência e conformidade.

Seu conhecimento foi aperfeiçoado e então lapidado por Walter Vernon Clarke, responsável por moldar as aplicações desse instrumento da maneira como conhecemos hoje.

Seu principal foco era de possibilitar a criação de um recurso que viabilizasse uma compreensão socioemocional dos indivíduos, proporcionando uma melhor adequação a diferentes ambientes e cenários, incluindo o organizacional.

Confira também: Autoconhecimento: o que é e como desenvolver o seu!

Como funciona e qual a aplicação do teste DISC?

A realização do DISC se dá por meio da aplicação de uma série de perguntas e do preenchimento de formulários. O resultado obtido demonstra uma tendência de habilidades e comportamentos dos candidatos avaliados.

Sua administração demanda que você registre suas respostas sem interferência de outras pessoas, buscando ser o mais sincero possível diante das situações apresentadas. Em geral, são apresentados diversos questionamentos, de múltipla escolha, que finalizam pedindo que seja selecionado aquilo que melhor o define.

E se deseja saber como se sair bem, atente-se às seguintes orientações:

  • Saiba identificar uma situação que mais dialogue com sua personalidade;
  • Ainda que mais de uma ação lhe pareça viável, deve optar por aquela se aproxime ainda mais do seu verdadeiro eu;
  • Não existe apenas uma resolução, tão pouco uma resposta certa ou errada;
  • Busque a espontaneidade. Por isso, não passe muito tempo analisando as questões.

O campo de opções pode abarcar apenas algumas afirmações mais curtas ou demandar que você apresente um retorno mais elaborado. Alguns dos cenários expostos também estão presentes para inferir possíveis crenças e posicionamentos mais presentes no seu perfil. 

Com base nessas informações, psicólogos e gestores de recursos humanos passam a ter indicadores significativos de possíveis potencialidades e pontos a serem melhor trabalhados, bem como de aptidões e habilidades que podem ser aprimoradas na organização.

A partir disso é possível ainda estruturar planejamentos a serem aplicados e estratégias necessárias para etapas de eleção, plano de carreira, acompanhamento e até mesmo promoções, fortalecendo a produtividade e performance de colaboradores e equipes!

Leia ainda: Quem você é e onde quer chegar profissionalmente?

E se você está em busca de um novo emprego, não deixe de aproveitar a gratuidade do site da Catho. Basta preencher o formulário a seguir com seus dados e começar a se candidatar as vagas sem pagar nada e por tempo indeterminado!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Quais são os 4 perfis comportamentais DISC?

O teste pode possuir 4 diferentes resultados, os chamados perfis. E apesar de seu comportamento ser destacado como uma dessas opções, é necessário salientar que todos possuem atributos e traços dos quatro perfis catalogados.

A diferença é que construímos um repertório conforme nossas ações e ambiente onde estamos inseridos e que tendenciam para a predominância de um ou mais deles, não existindo, portanto, um mais importante ou positivo que outro.

Conheça esses atributos:

1. Dominância

Colaboradores que apresentam a dominância enquanto principal traço comportamental costumam ser os primeiros a se posicionar para a resolução e enfrentamento de adversidades, além de serem movidos por metas.

Para isso, contam com uma maior estabilidade emocional, mesmo em momentos onde a tomada de decisões ocorra em situações de muitos desafios e pressão.

Na prática, demonstram atitudes de maior independência, costumam ser rígidos com o que esperam em termos de qualidade, são ambiciosos e também competitivos. No trato com companheiros, podem soar mais incisivos e até mesmo rudes, por conta de sua firmeza.

2. Influência

Caso seja esse o seu principal padrão, significa que você tem uma maior facilidade para se comunicar com seus pares, apresentando um perfil otimista, popular e bastante persuasivo. O senso de pertencimento a um grupo é um dos pontos altos, assim como sua criatividade, autoconfiança e empatia.

Enquanto funcionário, é possível que exiba um desempenho mais ativo e, em alguns casos, tenha uma aptidão natural para uma liderança. Já uma das questões a ser melhor trabalhada envolve sua possível falta de concentração e foco na realização de tarefas.

3. Estabilidade

Caso seja essa sua tendência principal, significa que você geralmente compreende e maneja bem as próprias emoções, mesmo diante de inconstâncias no ambiente em que se encontra. A resiliência é uma palavra-chave, por conduzir de forma assertiva limitações e imprevistos, mostrando-se mais paciente e disposto e promovendo uma constante valorização de seus pares.

O aspecto a ser aprimorado está relacionado com o fato de que não lida muito bem com mudanças, preferindo um espaço corporativo que lhe confira mais estabilidade.

4. Conformidade

Funcionários cuja representação dispare como conformidade dispõem de uma capacidade analítica e crítica elevadas. Por isso, costumam estar melhor enquadrados em funções técnicas e tarefas de alto teor operacional, apresentando disciplina e detalhismo. Preferem ainda um trabalho mais individualizado, por serem mais reservados.

Todas essas características impulsionam ainda o seu nível de exigência pessoal, podendo apresentar extremo rigor.

Qual a importância desse teste?

Mais do que uma ferramenta de autoconhecimento e autoavaliação, a realização do teste DISC pode auxiliá-lo na identificação de pontos de melhoria em suas soft skills. Assim, ele acaba possibilitando que você tenha uma visão mais assertiva de suas aptidões e permitindo que passe a buscar oportunidades mais propícias e ajustadas às suas expectativas e perfil.

Isso porque, no dia a dia, pode ser difícil conseguir compreender e até mesmo nomear emoções e desejos que estejam por trás de nossas ações, sendo esse um importante elemento para nos auxiliar nessa jornada.

Já que, por mais que nossos comportamentos possam parecer voláteis, na verdade, estamos seguindo determinados padrões, baseados na forma como traçamos nossa percepção do mundo, das relações e até mesmo de nossos interesses e expectativas.

Portanto, tendo esses dados em mão, você se qualifica para melhor trabalhar suas atitudes e se apresentar frente aos recrutadores de maneira mais assertiva.

Para as empresas os benefícios também são diversos. Conheça alguns dos principais:

  • Reconhecimento de possíveis talentos e potenciais no perfil de colaboradores;
  • Recolhimento de dados importantes para o direcionamento dos profissionais responsáveis pelos recursos humanos e gestores;
  • Fortalecimento de informações necessárias para a composição de equipes que contemplem variados perfis;
  • Melhor ajuste e comprometimento entre vocação e possibilidades de carreira dos funcionários;
  • Incentivo a uma maior produtividade e engajamento;
  • Mais qualificação nos processos de recrutamento e seleção e mais!

Entender o quanto o aperfeiçoamento pessoal pode te auxiliar na construção e desenvolvimento da sua carreira é fundamental.

Que tal aproveitar para conferir nosso post sobre o eneagrama e os tipos de personalidade simbolizados nesse sistema? Nele você aprenderá mais sobre o seu perfil profissional.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

E aí, gostou de aprender mais sobre o teste DISC e sua importância? Então, aproveite para compartilhar com seus amigos o link do texto!

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!