Tudo o que você precisa saber sobre Educação Física

Tudo o que você precisa saber sobre Educação Física
tênis no chão de madeira com celular e fones de ouvido ao lado

O profissional de Educação Física promove a saúde e a capacidade física por meio de atividades corporais, bem como organiza e supervisiona programas de exercícios físicos.

Este profissional também pode auxiliar na preparação de atletas de diversas modalidades e trabalhar com grupos, escolas, clubes, ONGs e academias.

É preciso o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do estado para exercer a profissão. Já para dar aulas em escolas, é necessário ainda o diploma de licenciatura.

Perfil da Profissão

Por ainda ser uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas, esta é a maior área de trabalho para quem tem licenciatura, enquanto os que têm bacharelado podem atuar em academias de ginástica.

O condicionamento físico é uma outra área de atuação como personal trainer, bem como trabalhar em clubes, em empresas – com ginástica laboral – e em condomínios e resorts – com atividades esportivas e de recreação. Ainda é possível trabalhar em centros de seguro saúde atuando com saúde preventiva.

Uma área que está ganhando destaque são as clínicas, hospitais e spas, que contratam os profissionais de Educação Física para cuidar do condicionamento físico dos pacientes.

Um personal trainer leva em média dois anos e dois meses para chegar a esse cargo – a partir do cargo de professor de musculação. *Fonte: Guia de Carreira Catho dezembro/2018

Formação em Educação Física

Ao escolher o curso de Educação Física o aluno aprenderá sobre diversas áreas da Ciências Biológicas, como anatomia, ortopedia e fisiologia. Administração, economia e estatística também são algumas das disciplinas estudadas.

Nos cursos de licenciatura, o estudante tem no currículo aulas relacionadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação, processo e práticas pedagógicas.

Com duração de quatro anos (bacharelado) e três a quatro anos (licenciatura), o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

97% dos profissionais nessa área são graduados em Educação Física 44% têm curso de pós-graduação 24% têm inglês intermediário *Fonte: Guia de Carreira Catho dezembro/2018 – cargo de Personal Trainer

O que faz um Educador Físico?

Ao escolher a área de Educação Física, o profissional pode atuar em diversas atividades como:

1.Condicionamento físico – auxiliando na realização de exercícios individuais.

2. Ensino – dando aulas nos ensinos Infantil, Fundamental e Médio.

3. Grupos especiais – acompanhando idosos, gestantes, adultos e crianças nas atividades físicas.

4. Performance – orientando pessoas e equipes nos processos de treinamento e competição.

5. Pós-cirúrgico – ajudando pacientes de cirurgias a realizar exercícios para a recuperação pós-operatório e manutenção dos resultados obtidos.

6. Recreação – entretendo o público em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

7. Turismo ecológico – coordenando atividades ao ar livre.

Média salarial no Brasil – Personal Trainer*

Média – R$ 1.532,99

*Guia de Carreira da Catho – dezembro/2018

Principais habilidades

– ter boa comunicação

– ter iniciativa e empatia

– ser criativo

– saber liderar e gerir pessoas

Carreiras relacionadas

Fisioterapia

Psicologia

Em quais atividades o profissional de Pedagogia pode trabalhar

  • Escolas
  • Academias
  • Empresas privadas
  • Hospitais
  • ONGs
  • Escolas
Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!