Aprenda a como evitar o burnout em um novo emprego

É fácil entrar em um novo emprego e se esforçar além do normal para aprender todas as atividades da nova posição, entregar bons resultados e impressionar os pares e líderes. Esta dedicação excessiva, sem os cuidados necessários, pode causar sérios problemas à sua saúde, causando Síndrome de Burnout.

Lembre-se que se sentir completamente exausto não é sinônimo de sucesso profissional ou que isto garantirá a manutenção do seu novo emprego. Na realidade, trabalhar excessivamente sem se cuidar pode gerar o efeito contrário, principalmente pois pode fazer você adoecer fisicamente ou mentalmente, te afastando do trabalho.

Perceba que não precisa entrar no seu novo emprego com o freio de mão puxado. Muito pelo contrário: é fundamental que demonstre disposição e comprometimento com a sua nova função. Dedicar-se além do normal nos primeiro dias é comum, você só precisa ter atenção aos cuidados necessários para lidar com estes momentos de pressão.

Por isso, vou apresentar algumas formas para administrar o estresse absorvido no início da sua atuação em um novo emprego. É importante manter todas as áreas da sua vida em funcionamento, gerando equilíbrio e preservando sua saúde.

 

Priorize o seu sono

Isto parece muito óbvio, mas é um dos fatores que mais afeta o seu bem estar. A privação do sono prejudica o sistema imunológico e as suas funções cognitivas. Portanto, dedicar-se muito ao novo emprego privando horas de sono diminuirá a sua capacidade para processar novas informações, resolver problemas e tomar decisões.

Não dormir suficientemente aumenta as chances de você ficar doente, favorece maior irritabilidade e prejudica a sua capacidade de aprendizagem. Cada pessoa tem uma quantidade de horas necessárias para recuperar o seu sono, porém, em média, oito horas são necessárias. Se estiver dormindo muito menos, preste atenção!

 

Pratique exercícios para aliviar o estresse

O seu novo emprego pode alterar completamente a sua rotina atual. Dar mais foco às atividades profissionais e não priorizar as pessoais é comum e perigoso, principalmente quando falamos sobre a diminuição da prática de atividades físicas, fundamentais para melhorar a sua saúde física e mental (aliviando estresse, melhorando humor e te permitindo dormir melhor).

Analise qual o melhor horário para praticar exercícios. Você pode preferir fazer logo pela manhã, no horário do almoço ou à noite quando chegar do trabalho. Esta preferência varia de pessoa para pessoa e o importante é que você consiga incluir os seus exercícios físicos em um horário que não afete a sua rotina e que seja fácil de manter ao longo do tempo.

 

Coma de forma saudável

Um dos maiores erros que cometemos ao trabalhar excessivamente é não cuidar da alimentação. Isto porque trabalhar muito é quase um convite para usufruirmos de fast foods e comidas de rápido acesso. Porém, essa dieta repleta de açúcares refinados, gorduras saturadas e poucas vitaminas e minerais afetará s sua concentração e pode te deixar mais devagar do que o normal.

Procure manter uma alimentação equilibrada e regrada, priorizando todas as refeições que for realizar próximo ao seu trabalho. Identifique opções saudáveis no entorno da empresa ou leve as suas refeições preparadas de casa como marmitas e frutas. O planejamento e a preparação serão os maiores aliados da sua saúde.

 

Estas dicas podem ser muito valiosas para evitar o seu esgotamento ao atuar em um ritmo muito acelerado no seu novo emprego. Lembre-se de alinhar expectativas ao iniciar essa etapa. Entenda com a sua liderança o que esperam de você nas primeiras semanas de trabalho, assim poderá dar foco no que realmente é importante, sem se desgastar excessivamente.

 

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Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

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