Perguntas que você deve fazer para se destacar na entrevista de emprego

Por: Allan Lopes

Muitos candidatos se assustam quando possuem uma entrevista de emprego. Esta fase, ainda é, para uma grande parte dos profissionais, um momento de muita ansiedade e mistério. Como se comportar na entrevista? Quais perguntas podem ser feitas e quais as melhores respostas?

Todas essas dúvidas cercam os candidatos, mas, às vezes, não é isto que fará grande diferença e te destacará de outros profissionais que estão concorrendo a mesma vaga! Demonstrar interesse, fazendo as perguntas certas pode ser um diferencial para a conquista da vaga que tanto deseja.

Lembre-se que a entrevista é uma via de mão dupla e que não é apenas o recrutador que precisa te avaliar, mas você também pode avaliar se a empresa está adequada as suas expectativas. Eu sempre digo que o candidato deve escolher a empresa que quer trabalhar e a entrevista de emprego é uma das melhores oportunidades para descobrir se aquela vaga está alinhada a você ou se está entrando em um novo pesadelo profissional!

Para evitar que isto aconteça, você pode fazer as seguintes perguntas durante a entrevista, sempre com o máximo de respeito ou recrutador e pedindo permissão para esclarecer algumas dúvidas que você teve ao avaliar a vaga e a empresa em questão:

1. Como vocês costumam chamar as pessoas que trabalham nesta empresa?

2. O que mais você gosta em trabalhar nesta empresa?

3. Como a empresa lida, por exemplo, com as questões de rotatividade na empresa?

4. Além das competências técnicas, que características comportamentais me ajudariam nesta posição?

5. O que vocês esperam do profissional que assumir a vaga? Como ele pode se destacar nesta posição e crescer?

6. O que os outros colaboradores fizeram no passado nesse cargo para ter sucesso?

7. Você pode me dar um exemplo de como eu poderia contribuir com meu líder?

A pergunta 1, 2 e 3 podem te mostrar como é o perfil da empresa e como ela costuma lidar com seus colaboradores. Algumas empresas podem perceber os seus funcionários como parceiros e cuidar deles e outras podem ver as pessoas apenas como recursos, mantendo uma visão fria e pobre e distante sobre o potencial das pessoas.

Já as perguntas 4, 5, 6 e 7 são fundamentais para você entender se precisará desenvolver alguma nova habilidade para se dar bem na empresa. Estas informações são fundamentais para, caso seja contratado, você responda da melhor forma possível desde o início, crescendo rapidamente em sua nova carreira.

_
Sobre o autor
Allan Lopes é  Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

5 dicas para seu home office ser mais produtivo

Saiba como evitar a sobrecarga de ambientes estressantes

Como é a técnica da constelação aplicada a você e…