Entrevista de emprego: como falar sobre os pontos fortes e fracos

pontos fortes e fracos

Com certeza, uma das maiores dúvidas dos candidatos, que participam de entrevistas de emprego, surge no momento de responder para o recrutador quais os seus pontos fortes e fracos como profissional.

Para quem está buscando um novo colaborador, essa pergunta é bastante relevante, pois ajuda a traçar o perfil do candidato que está sendo avaliado para a oportunidade – e é por isso que separamos este conteúdo especial!

Traremos neste post uma série de dicas sobre qual a melhor maneira de falar sobre seus maiores desafios e conquistas realizadas nos trabalhos anteriores, as respostas mais comuns no mercado de trabalho e outras oportunidades para você se sair bem na entrevista. Vamos conferir a leitura?!

O que são pontos fortes e fracos?

Os pontos fortes e fracos de uma pessoa nada mais são do que aquelas habilidades, competências e comportamentos que ela possui, que precisam ser aperfeiçoados ou já chegaram ao seu extremo saber. 

Na prática, os pontos fracos de um profissional se referem às ações e atividades que precisam de melhorias, enquanto os pontos fortes são aqueles que podem ser feitos com maestria e poucos erros. 

Considerando sua evolução profissional (técnica e comportamental), nada impede que os pontos fracos se tornem fortes, pelo contrário! É muito comum diversos profissionais utilizarem seus pontos fracos como oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Mas por onde começar?

O primeiro passo é ter clareza sobre suas forças e fraquezas e, nesse cenário, a prática do autoconhecimento pode auxiliar, ajudando a identificar o que pode ser aprimorado.

Quais os pontos mais comuns em um profissional? 

Independente de área, cargo e idade, algumas habilidades e competências são bem avaliadas no mercado de trabalho e podem representar importantes pontos fortes a serem levantados numa entrevista. 

Conheça abaixo alguns exemplos, além de comportamentos indesejados, e aproveite para refletir onde as suas características se encaixam nesses perfis.

Pontos fortes

Como mencionado, o processo seletivo busca encontrar o candidato ideal para ocupar a vaga e isso também se refere às características dessa pessoa. 

Descubra a seguir alguns dos pontos fortes mais ressaltados no mercado de trabalho:

  • Curiosidade;
  • Autoestima;
  • Criatividade;
  • Comunicação;
  • Empatia;
  • Pensamento crítico;
  • Senso de justiça;
  • Pró-atividade;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Pontos fracos

As características abaixo dificilmente serão autodeclaradas em uma entrevista, porém costumam ser bastante percebidas em ambientes de trabalho e equipes:

  • Falta de resiliência;
  • Má conduta;
  • Falha na comunicação;
  • Falta de comprometimento;
  • Infantilidade;
  • Dificuldade em dizer não;
  • Insegurança;
  • Indiferença.

E você, se identificou com alguma delas? Aproveite para fazer uma autoanálise crítica, listando os seus pontos fortes (que devem ser potencializados) e os pontos fracos, como oportunidade de melhoria.

Para conseguir uma entrevista de emprego onde possa destacar essas suas características, o primeiro passo é se candidatar para as vagas abertas! Na Catho, você encontra milhares de oportunidades, incluindo vagas home office, trabalho temporário e muito mais:

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Obrigado por realizar seu cadastro na Catho!

Em seguida, finalize seu cadastro na nova janela.

Começe hoje mesmo a buscar a vaga de emprego ideal para sua carreira! Boa sorte!

76% dos recrutadores preferem contato via celular
Ambiente seguro Já possuo conta na Catho

Como responder sobre os pontos fracos em uma entrevista?

A entrevista de emprego é o momento em que o recrutador observa se o profissional possui as características comportamentais compatíveis com o perfil desejado para determinada vaga. 

O questionamento sobre pontos fracos pode ser feito de forma clara ou por meio de perguntas indiretas, como:

  • Você tem dificuldade para lidar com alguma situação?
  • Quais os seus principais desafios comportamentais/de convivência?
  • Você tem alguma característica que entende que poderia melhorar?

Nesse momento, procure agir com naturalidade e confiança, respondendo ao que foi perguntado de forma clara, sem rodeios ou exageros. O Importante é demonstrar que há o desejo de mudança ou melhoria (sempre que houver).

E para saber quais são verdadeiramente seus pontos fortes e fracos, recorra a testes de personalidade que auxiliem em seu autoconhecimento. Para isso, que tal verificar o post “Conheça o teste de personalidade MBTI e veja como fazer“?

Como ressaltar seus pontos fortes?

Assim como os pontos fracos, os fortes também são importantes para serem destacados em um processo seletivo. 

Por exemplo, a redação de um excelente currículo, uma negociação salarial de sucesso ou a discussão de uma proposta de trabalho deve estar baseada na ênfase dos seus pontos fortes. 

Por isso, devem ser valorizados no início do currículo, no começo da negociação salarial e na discussão de uma nova proposta.

Como é fundamental ser verdadeiro, nem sempre é possível deixar de incluir informações que revelam pontos fracos. Nesses casos, algumas alternativas são possíveis:

1. Fale dos seus pontos fracos por último

Privilegie seus pontos fortes, sempre e em qualquer instância. Alguns momentos, no entanto, exigem que você mencione as falhas, pontos fracos ou situações melindrosas. 

A alternativa é deixar por último, porque quando o seu entrevistador chegar a essa questão estará bem impressionado pelos seus pontos fortes e tenderá a minimizar seus pontos fracos.

2. Mostre como você resolveu os problemas

Uma das maneiras de demonstrar o seus pontos fortes é com exemplos positivos. Por isso, relembre sua trajetória profissional e conte ao recrutador as formas inusitadas que você já superou um problema. 

3. Fale sobre você

Não é incomum em um papo com o time de RH de uma empresa o entrevistador pedir para você se descrever. Isso tem como objetivo conhecer melhor o candidato, além do lado profissional. 

Para responder essa pergunta corretamente, você precisa analisar a sua vida profissional em três quesitos:

  • Você possui a habilidade de desenvolver relacionamentos duradouros?
  • Você consegue influenciar outras pessoas?
  • Você possui a habilidade de negociação

Essas são apenas algumas das habilidades mais procuradas em um profissional. Por isso, utilize exemplos de situações ou frases que mostre esses pontos ao recrutador. 

Dessa forma, é bem provável que você avance para a próxima etapa do processo seletivo e evite cair no bando de talentos.

Descubra mais de 300 mil vagas no site da Catho.
Saiba mais

Agora que você já aprendeu mais sobre os pontos fortes e fracos na vida de um profissional, que tal compartilhar o conteúdo em suas redes sociais? Assim, todos os seus amigos também fazem a leitura! 

4. Mostre que você conhece suas soft skills

As soft skills são competências pessoais e comportamentais atrelados às condutas de uma pessoa e fazem parte do processo de autoconhecimento. Demonstrando que você está buscando esse aperfeiçoamento pode ser um grande diferencial para o seu perfil e, dessa forma, as chances de se destacar dos demais profissionais acabam aumentando.

⭐Guia completo sobre entrevista de emprego

Deseja conferir mais dicas sobre entrevista de emprego? Então conheça as orientações, entenda como conseguir se sair bem na entrevista de emprego e confira as melhores dicas para fazer essa chance de emprego dar certo!

Acesse e saiba tudo sobre: Entrevista de emprego: principais dicas para se sair muito bem!

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!