Como falar sobre os pontos negativos em uma entrevista


A entrevista de emprego é o momento que o recrutador analisa e decide se o profissional possui as características comportamentais compatíveis com o perfil desejado para determinada vaga. Para isso, ele o questionará sobre diversos aspectos, inclusive com perguntas sobre defeitos e pontos a melhorar.

De modo geral, durante o encontro com o selecionador o candidato deve agir com naturalidade, passando confiança e demonstrando interesse pela vaga ofertada. Deve responder ao que foi perguntado de forma clara, sem rodeios ou exageros, e ficar atento aos movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão.

Mas, o profissional deve fazer quando questionado sobre seus pontos negativos? Que reações são esperadas dele e qual a maneira correta de falar sobre isso, sem diminuir suas chances de conquistar a vaga?

“Não é confortável falarmos sobre nossas fraquezas ou aspectos a serem melhorados. Quando faz uma pergunta dessas, o entrevistador quer medir a sua percepção em relação a feedbacks recebidos e quais os pontos você está desenvolvendo para gerar resultados positivos”, afirma Kaline Agorreta, coordenadora de recrutamento e seleção da Catho.

Sendo assim, sempre que sinalizar um desses pontos o ideal a fazer é informar na sequência o que está fazendo para desenvolver suas fraquezas ou o desejo de contorná-las.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista a mais um vídeo da série Minuto Catho.

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

3 formas de potencializar sua carreira com o dinheiro do…

5 dicas para profissionais experientes estruturarem um currículo