O que colocar no título do Linkedin? Confira dicas e exemplos

o que colocar no título do linkedin

As redes sociais hoje são um importante local para quem deseja se manter atualizado profissionalmente ou até mesmo conseguir um novo emprego – e, neste cenário, o Linkedin é um dos principais canais para você utilizar. 

Mas em meio a tantos profissionais, como se destacar? Saber o que colocar no título do Linkedin é um dos caminhos.

Conheça abaixo as principais dicas para construir um título no Linkedin de destaque, além de exemplos práticos. Vamos conferir?

O que é título no LinkedIn e qual a sua importância?

Para saber como fazer um bom perfil no Linkedin e se destacar entre tantos candidatos, o primeiro passo é garantir o preenchimento dos principais campos e recursos, como:

  • Foto 
  • Nome e sobrenome
  • Título
  • Resumo profissional
  • Experiência profissional
  • Formação acadêmica e cursos complementares
  • Principais  habilidades

O título do Linkedin, especificamente, está posicionado logo após o seu nome e possui uma localização estratégica na página.

Por ocupar um local de destaque, será uma das primeiras informações que os recrutadores e potenciais parceiros terão acesso – assim, é essencial que o seu título no Linkedin seja objetivo, curto e funcione como uma breve apresentação profissional.

Saiba o que colocar no título do LinkedIn

Sabendo que esse é um espaço altamente estratégico, devem ser selecionadas as palavras-chave que melhor descrevem seu perfil profissional. 

Assim, as principais informações para colocar no título do Linkedin são:

  1. Cargo atual ou de interesse
  2. Nível profissional
  3. Área de atuação
  4. Certificações e/ou especializações de destaque

1. Cargo atual ou de interesse

Junto ao seu nome, o cargo complementa o seu ‘cartão de visitas digital’. Procure selecionar exatamente as palavras que as empresas utilizam nos títulos das vagas do seu interesse.

Normalmente, os recrutadores buscarão candidatos utilizando essa mesma expressão; assim, se conter esses termos, o seu perfil pode aparecer entre os resultados na busca por candidatos.

2. Nível profissional

Outra informação relevante para se inserir neste campo é o nível profissional em que você se encontra, isto é, se você ocupa uma posição júnior, pleno ou sênior.

Segundo a nova Pesquisa Catho de Tendências RH, um dos principais desafios dos recrutadores em 2024 será encontrar candidatos qualificados. Ao comunicar o seu nível profissional, você estará facilitando a avaliação do seu perfil por parte dos recrutadores.

DICA DE ESPECIALISTA: essa informação é essencial especialmente para cargos de Analistas e Desenvolvedores, por exemplo – se este for o seu caso, não esqueça de adicionar.

3. Área de atuação 

Sem dúvida, uma das informações mais importantes será a área em que você trabalha ou busca um novo emprego.

Lembre-se, quanto mais estratégicas as palavras-chave, mais fácil será para o seu perfil ser encontrado e avaliado no Linkedin.

Nessa parte, você pode informar tanto a sua área na empresa (ex.: Marketing), como o setor de atuação (ex.: Mercado Financeiro, Fintechs, Varejo).

4. Certificações e/ou especializações de destaque

Existe, no seu perfil do Linkedin, um espaço para adicionar as licenças e certificados que você tiver obtido ao longo da sua carreira (essa área se localiza após a experiência profissional e formação acadêmica, um pouco mais para o fim do perfil).

Para alguns setores, entretanto, como mercado financeiro e construção civil, possuir determinadas certificações é um fator de grande diferencial e, se esse for o seu caso, o título do Linkedin é um espaço para trazer essa informação.

DICAS ADICIONAIS

Com tantas informações descritas neste campo, é importante haver uma separação dos temas dentro do seu título no Linkedin. Para isso, você pode utilizar diferentes símbolos de separadores, como:

  • Hífen ( – )
  • Underline ( _ )
  • Barra ( / )
  • Pipe ( | )

Outra opção para destacar o seu título do LinkedIn é utilizar emojis como alguma representação. Os mais utilizados atualmente são:

  • Bandeira de arco-irís ( 🏳️‍🌈 ) para indicar que o profissional é LGBTQIAP+;
  • Cadeira de rodas ( ♿ ) no caso de pessoas com deficiência.

O que colocar no título do Linkedin quando está desempregado?

Se você está em situação de desemprego, saber como se destacar no LinkedIn é ainda mais importante e o título precisa ser, mais do que nunca, capaz de chamar a atenção dos recrutadores.

Nesse caso, você pode seguir exatamente as orientações listadas acima, podendo também adicionar frases como: 

  • Open to work (na tradução, ‘disponível para trabalhar’)
  • Em busca de recolocação

Se você estiver em transição de carreira, pode adicionar a informação ao seu título no Linkedin. 

______________________________________________________________

🟢 A Catho agora é grátis e você pode se candidatar para quantas vagas quiser, clique e saiba mais.

______________________________________________________________

Título Linkedin: exemplos

Para facilitar ainda mais a sua busca por um emprego ou atualização do perfil, separamos uma série de exemplos de títulos no Linkedin, de diferentes áreas, setores e níveis profissionais, para você se inspirar e construir o seu, ou mesmo aproveitar o título para Linkedin pronto – fique atento, tem até exemplos para estudantes e primeiro emprego.

Confira exemplos de títulos no Linkedin

  • Analista de Marketing Jr. | Redes Sociais | Branding
  • Engenheira Civil | ESG | Certificada em PBQP-H
  • Especialista de Conteúdo | UX Writer | SEO & Blog 
  • Assessor de Investimentos | Private Banking | CPA-10 
  • Desenvolvedor Back-End Sênior | Python | Java  🏳️‍🌈
  • Estagiário de RH | Estudante de Administração de Empresas FGV 
  • Em busca de primeiro emprego | Interesse na área comercial
  • Assistente Comercial | Microsoft Excel Avançado | 🟢 Open to work
  • Engenheiro de Software | Mestre em Inteligência Artificial USP 
  • Jornalista em transição de carreira para Product Manager | Gestão de Produto e Tecnologia SENAC

Passo a passo para editar o título do Linkedin

Confira o passo a passo para editar seu título no LinkedIn:

  • Na home, já logada, clique no ícone “Eu”, no topo da sua página no LinkedIn;
  • Em seguida, clique em “Ver perfil”;
  • No primeiro bloco, clique no ícone de lápis;
  • No campo “Título”, adicione as novas informações;
  • Clique em “Salvar”.

Ao criar o título, busque desenvolver algo próprio e criativo, estude o seu currículo e analise o que o mercado está pedindo em sua área, utilizando os termos mais comuns e buscados.

Atualmente, mais de 67 milhões de usuários utilizam o Linkedin no Brasil – aplique nossas dicas e destaque o seu perfil!

💡 Está buscando um novo emprego?

Na Catho, você pode construir o seu currículo online e se candidatar para mais de 400 mil vagas abertas – o melhor: 100% gratuito, podendo enviar o CV para quantas oportunidades quiser.

Tem vagas HOME OFFICE, cargos de liderança e até salários acima de R$ 10 mil. Faça seu cadastro de graça e aproveite hoje mesmo clicando aqui.

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!