Pesquisa Catho PcD 2023: panorama do mercado para pessoas com deficiência

pesquisa catho pcd

Buscando entender um pouco mais do mercado de trabalho atual, a edição 2023 da Pesquisa Catho PCD traz importantes constatações sobre o cenário brasileiro de contratação de pessoas com deficiência.

Acompanhe a seguir os principais desafios profissionais, como está o desemprego entre estes trabalhadores, além de outras perspectivas para PCDs em busca de uma oportunidade de emprego. Vamos à leitura completa?

Panorama nacional

De acordo com o IBGE (2023), cerca de 18 milhões de pessoas declararam possuir algum tipo de deficiência no Brasil, das quais 10,7 milhões se identificam como mulheres, representando em torno de 10% de toda a população feminina brasileira. 

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Nordeste é a região com o maior percentual de população com deficiência registrada, com 5 milhões de PcDs, o equivalente a 10% do total do país, seguido pela região Sul, com 8,8% e Centro-Oeste, com 8,6%. 

Pesquisa Catho PcD 2023 

A Pesquisa PcD da Catho, realizada em 2023, com aproximadamente 466 participantes, revelou um pouco mais sobre o panorama do mercado de trabalho para pessoas com deficiência em nosso país.

Busca por vagas PCD

Dos entrevistados, 43% estão desempregados ou procurando um novo emprego, com uma busca que pode ser ainda mais desafiadora: 59% entende que a principal barreira impeditiva para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado é a falta de oportunidades de trabalho.

Talvez, por este motivo, 50% dos respondentes afirmam procurar por qualquer tipo de vaga de emprego, para pessoas com ou sem deficiência, conforme seu perfil profissional. 

A busca online por um novo trabalho se destaca entre os respondentes: 83% afirma utilizar sites de emprego para buscar o seu próximo emprego.

E se você está em busca de vagas PCD em São Paulo ou outras cidades do país, clique aqui e acesse mais de 3.800 oportunidades

Ainda no tema de oportunidades, 61% dos respondentes são atraídos pelo salário em uma oportunidade de trabalho e 25% considera se a empresa tem um programa de inclusão para PCDs.

Cargos, remuneração e rotina

Para aqueles que estão empregados, a principal área de atuação em destaque é a de Administração, ocupando principalmente os cargos de Auxiliar (21%), Assistente (8%) e Operacional (também 8%). Já para cargos de liderança, apenas 1% dos profissionais estão em posições de Diretoria, Superintendência ou outras semelhantes, do mesmo nível hierárquico.

Essa situação reflete, por consequência, na remuneração, onde 37% recebe 1 salário mínimo.

o modelo de trabalho presencial está majoritariamente presente, fazendo parte da rotina de 74% dos trabalhadores, com 50% concentrado em São Paulo, seguido de 11% no Rio de Janeiro, enquanto todo o Nordeste soma cerca de 14%. 

Carreira e desenvolvimento

Ao serem questionados sobre desenvolvimento profissional, 62% dos trabalhadores afirma que não recebeu nenhuma promoção até o momento, enquanto 40% acredita que seja porque a empresa não investe em plano de carreira.

Sabia que pessoas com deficiência podem ter acesso a vantagens especiais na Catho, sem pagar nada? Clique aqui e saiba mais.

Lei de Cotas e preconceito no trabalho

50% dos respondentes possui deficiência física, seguida de deficiência auditiva com 21%. Quanto à declaração formal, 81% afirma ter laudo médico para PcD, permitindo sua inclusão na Lei de Cotas.

A Lei de Cotas nº 8.213 é um importante instrumento para reger os direitos das pessoas com deficiência – clique aqui e saiba mais

Por conta dessa legislação, foi acordado que empresas com mais de 100 funcionários precisam destinar de 2% a 5% das suas vagas para pessoas com deficiência.

Segundo dados da Pesquisa Catho PCD, há quase um empate entre quem já trabalhou pela Lei de Cotas (33%) e quem nunca trabalhou (32%).

Além disso, 61% dos respondentes acreditam que as empresas contratam profissionais com deficiência apenas para cumprir a Legislação, enquanto 16% entendem que seja pelo potencial de cada profissional, independente de sua condição.

Por fim, 49% diz que já sofreu algum tipo de preconceito no ambiente de trabalho, sendo 65% vindo de colegas da equipe e 54% de gestores. 

Do total de respondentes da pesquisa, 64% está na faixa etária entre 38 a 57 anos, 41% possui ensino médio completo e 23%  superior completo.

Está sabendo do Mutirão de Empregos PCD 2023 que irá ocorrer em São Paulo? É um evento presencial elaborado pela Catho, que tem como objetivo unir pessoas com deficiência que desejam trabalhar e empresas que estão em busca de candidatos. Acompanhe o Carreira & Sucesso e fique por dentro dessa novidade!

⚠️ E se você quer aumentar as suas chances de contratação em um processo seletivo, conheça o nosso Modelo de Currículo PCD para fazer o download grátis e preencher com seus dados. Tenha ele sempre com você para conquistar as oportunidades.

A Pesquisa Catho PCD 2023 conta um pouco como está o panorama do mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Agora, nos conte o que você achou do conteúdo e aproveite para compartilhar com amigos. Até o próximo post!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!