A importância das relações interpessoais para a sua carreira

A importância das relações interpessoais para a sua carreira

Você já parou para pensar com quantas pessoas tem de falar por conta do seu trabalho? Sabia que esses vínculos fazem parte das suas relações interpessoais e que eles são muito importantes para a sua carreira?Pois bem, venha descobrir mais sobre essas questões e ver como criar esses relacionamentos da melhor maneira.

O que é relação interpessoal

A relação interpessoal é toda aquela roda de conversa que faz parte de sua vida, então, seja ela no âmbito familiar, social, escolar e de trabalho. Todos os indivíduos, querendo ou não, fazem parte de um relacionamento.

Para o cenário profissional, as relações interpessoais são relevantes para a carreira, desenvolvimento, produtividade e amadurecimento no mercado de trabalho. É por meio delas que você saberá seus pontos fortes e fracos, suas habilidades e que nível hierárquico se encontra.

Ter um bom convívio com o pessoal do trabalho, não apenas te dá noites de paz, mas também pode te fazer tornar destaque na empresa. Com conversas fundamentais, feedbacks, interações, você acaba chamando a atenção e sendo lembrado. Afinal, só temos recordação daquilo que se é presente!

| Baixe os nossos Modelos de Currículo

Dicas de como criar essas relações interpessoais

Se você está com dificuldade de estreitar relações interpessoais no seu emprego, calma! Veja agora algumas dicas bacanas que separamos para a criação dessas comunicações:

1. Conheça seus colegas

O relacionamento interpessoal saudável é alcançado quando as pessoas se conhecem, quando são capazes de se colocar no lugar dos outros e demonstrar empatia.

Ao pedir uma nova tarefa ou até mesmo cobrar algo de alguém, tente-se lembrar da rotina dela, das suas queixas e como ela gosta de ser tratada. Saber como e quando falar, é bem importante para alimentar uma amizade.

2. Se expresse

É de grande valia que as pessoas expressem as suas opiniões de forma clara e direta sem ofender o outro. Ter assertividade, ser cordial e agir de maneira ética sempre vai abrir caminhos.

Quando participar de uma conversa, reunião, sempre avise quando quiser falar ou dê indícios que a próxima fala é a sua. Não tente atropelar quando um colega estiver contando algo, mesmo que ele esteja errado. O ideal é conduzir a discussão tendo cada um a sua chance.

3. Não se exclua

Quando não estamos mais dispostos, o normal é ficarmos mais quietos e reclusos, até mesmo para não arrumar confusão com ninguém. Tudo certo às vezes agir assim, mas fique atento para não ser o “caladão” da turma e ser deixado de lado.

Uma forma bem bacana de indicar que você não quer muito papo, é a comunicação. Mesmo com um jeito mais engraçadinho, tente falar que hoje você não quer mexer a boca, mas que mesmo assim, estará lá a disposição de todos. A conversa sempre é uma ótima saída.

| Descubra mais de 220 mil vagas no site da Catho

E aí, gostou de saber mais sobre as relações interpessoais? Então, aproveite e compartilhe esse link lá nas redes sociais.

Avalie esse artigo:
Autor

Jornalista, redatora chefe do Portal C&S desde 2020 e analista de conteúdo do time da Catho. Ama animais e é apaixonada pela escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!