Guia completo sobre dinâmica de grupo: aprenda a se destacar

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Você está super feliz por estar no processo seletivo que tanto queria, mas agora chegou a etapa da dinâmica em grupo. Saiba que o nervosismo e a ansiedade são normais nesse momento, mas é possível controlar esses sentimentos e ainda destacar seu perfil nessa etapa.

Para ter sucesso nessa avaliação, você não pode pular uma etapa fundamental: a preparação. E para te ajudar, nós preparamos um guia completo para explicar o que são dinâmicas, tipos mais comuns, como se destacar e muito mais. Vamos conferir?!

O que é uma dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo no processo seletivo de uma empresa são atividades que envolvem a participação de candidatos em grupo. O objetivo é avaliar suas habilidades e competências.

As skiils mais avaliadas pelos recrutadores costumam ser:

  • comunicação,
  • trabalho em equipe,
  • liderança,
  • criatividade,
  • resolução de problemas,
  • entre outras.

Essas atividades geralmente ocorrem em um ambiente simulado, onde os candidatos são expostos a situações desafiadoras e precisam trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.

Algumas perguntas deixam os candidatos tensos, por isso, é importante que você saiba como responder perguntas difíceis durante a entrevista. Foque em se manter relaxado e confiante para passar a impressão de alguém profissional.

Alguns exemplos de dinâmicas de grupo que podem ser utilizadas em processos seletivos incluem jogos de simulação, atividades de brainstorming, debates em grupo, resolução de casos, entre outras. Essas avaliações servem para os recrutadores entenderem quais são as aptidões e os pontos de melhoria de cada pessoa.

Aprenda também como se destacar nas dinâmicas online e conquistar a vaga.

Por que as empresas fazem dinâmicas na seleção?

As dinâmicas em grupo são realizadas para analisar o comportamento do candidato em uma situação real. Os aspectos analisados servem, justamente, para avaliar aspectos que não seriam identificados em entrevistas individuais.

A partir do desempenho de cada um, é possível traçar um perfil comportamental de cada pessoa envolvida no teste — O que direciona o recrutador a entender qual o candidato mais apto a ocupar a vaga disponível.

Quais as dinâmicas em grupo são mais comuns?

Uma forma de se sentir mais seguro e diminuir o nervosismo é conhecer as principais atividades em grupos realizadas na hora de uma contratação. Então, aprenda agora sobre as etapas mais comuns no processo seletivo das empresas. Vamos lá?

Dinâmica da ilha deserta

A dinâmica da Ilha Deserta consiste na aplicação de um questionário composto de três perguntas. São elas:

  1. Digamos que você está perdido em uma ilha deserta. Qual colega do grupo você gostaria que estivesse com você nessa ilha?
  2. Você ganhou uma viagem e pode levar até três pessoas. Quais colegas de grupo você escolheria?
  3. Suponhamos que você precisa organizar um evento. Qual parceiro você escolheria para ajudá-lo?

Nesse exercício será cobrado os nomes, mas também as justificativas de cada questão. Após coletadas as respostas, todos os papéis serão inseridos em um envelope.

O grupo será reunido e apresentará as respostas e as justificativas para as demais pessoas da sala. As principais palavras serão anotadas em um quadro. Essas palavra-chaves devem refletir a missão, visão e valores da empresa.

Essa dinâmica pode ter variações na pergunta aplicadas. Como o seguinte questionamento: escolha três objetos para levar a uma Ilha Deserta e justifique cada um deles.

Técnica 6.3.5

A sua criatividade e o seu trabalho em equipe serão avaliados na dinâmica 6.3.5. Você terá apenas 5 minutos para mostrar todo o seu potencial e encantar o recrutador. Funciona assim:

É preciso que 6 participantes apresentem 3 ideias para resolução de um problema ou do alcance de uma meta. Essas ideias serão coletadas em um papel que transita entre as pessoas do grupo.

Cada participante tem 5 minutos para realizar suas anotações. Ao passar esse papel entre os participantes, é possível escolher se mantém ou descarta as anotações realizadas pelos demais participantes.

Mas fique tranquilo, pois a principal ideia dos avaliadores é realizar um brainstorm de ideias, simulando situações cotidianas do trabalho.

Dinâmica do desafio

A dinâmica do desafio tem o objetivo de analisar como os participantes lidam com situações de pressão. Será dada uma “caixa misteriosa” aos participantes.

A pessoa responsável por coordenar essa dinâmica ficará de costas e colocará uma música. O objeto misterioso deverá ser passado de mão em mão enquanto a música toca.

Quando a música parar, o desafio começa. O recrutador irá colocar pressão no participante que está com a caixa em mãos. As perguntas podem ser:

  • Tem certeza que deseja abrir a caixa?
  • Se abrir a caixa e dentro tiver um papel com algo escrito, será necessário realizar todos os pedidos;
  • E se você precisar eliminar alguém do grupo?
  • Se for solicitado para você deixar a dinâmica, você sairá?

É nessa hora que quem estiver com a caixa deverá escolher se abrirá ou não a “caixa misteriosa”. Caso isso não ocorra, o jogo continuará até o conteúdo misterioso ser revelado.

Dinâmica da observação

A dinâmica da observação visa avaliar aspectos comportamentais dos candidatos e explora o fato de que eles ainda ainda não se conhecem, nem possuem afinidade. Portanto, o objetivo dessa atividade é avaliar o quão observador cada candidato é.

Aqui, os participantes serão convidados a formar um círculo e fecharem os olhos. Após isso, algumas perguntas serão feitas, como esta: “Quem está vestindo uma camisa rosa?”.

Aqueles que levantarem a mão e acertarem as respostas acumularam pontos. Ao final, será realizada a somatória e o participante com maior pontuação ganhará um prêmio ou mesmo vantagem no processo de seleção.

Verdade ou mentira

Este exercício é muito simples. O objetivo dele é proporcionar reflexão e interação entre os envolvidos. A dinâmica consiste em todos os participantes escreverem 3 frases sobre si. Duas verdadeiras e uma falsa.

Realizada essa etapa, um por um, as pessoas irão apresentar suas afirmações e os demais integrantes irão adivinhar quais são verdadeiras e qual é mentira. Dessa forma, é possível repensar como ocorrem o pré-julgamento de pessoas no ambiente de trabalho.

Descubra as nossas dicas para você se sair bem nas dinâmicas e nas pegadinhas do processo seletivo.

Como se portar em uma dinâmica durante o processo seletivo?

Agora que você já sabe quais as dinâmicas mais comuns que podem ser usadas para a sua avaliação, veja como se comportar nesta etapa do processo seletivo.

1. Seja você mesmo

Essa dica é válida para todo o processo seletivo, porém a dinâmica em grupo testará seus aspectos comportamentais na prática.

Os recrutadores são profissionais capazes de identificar quando o candidato age de jeito forçado. Se isso ocorrer, você perderá pontos importantes durante a avaliação. Aprenda a ter um autocontrole e evite aqueles erros que podem prejudicar a sua imagem profissional perante o RH.

2. Seja gentil e educado

O comportamento no ambiente de trabalho é um aspecto muito desejado pelas empresas. Afinal, as organizações querem um clima organizacional positivo, que favoreça a produtividade dos colaboradores. É por esse motivo que a gentileza e educação são aspectos observados nas avaliações coletivas.

A educação e gentileza com todos, inclusive participantes, será visto com bons olhos pelo RH e te colocará em um lugar de destaque. Atente-se a ética profissional e trilhe uma carreira de sucesso.

3. Demonstre profissionalismo

Se você deseja ocupar uma posição de destaque em uma empresa, é preciso demonstrar que você é um bom profissional. É possível fazer isso com algumas atitudes como essas:

  • chegue mais cedo,
  • estude sobre a empresa,
  • demonstre confiança,
  • faça perguntas interessantes,
  • utiliza vestimenta adequada para a ocasião.

Se importar com o que está sendo dito e prestar muita atenção não apenas é válido para você, mas também para quem está te entrevistando. Isso pode fazer com que o seu perfil seja lembrado com mais facilidade.

Use a estratégica da entrevista reversa e conquiste o recrutador de maneira correta!

4. Aproveite o seu momento de fala

Não se esqueça que a dinâmica em grupo é mais uma etapa do processo seletivo e, como tal, você deve vender o seu peixe. Demonstre que é a pessoa mais competente para assumir aquela vaga.

Para alcançar esse objetivo, use os seus momentos de fala para explorar seu currículo e destacar suas Hard e Soft Skills.

Assim como no envio de mensagens aos recrutadores, é preciso ser objetivo e claro nas suas respostas. Nada de ficar falando sobre você por vários minutos seguidos, isso pode gerar desinteresse pela sua fala. Por isso, opte pela objetividade.

O que não fazer durante uma dinâmica de empresa?

E agora que você já sabe o que fazer para se destacar em uma dinâmica de grupo, confira quais os cuidados que devem ser tomados para garantir sucesso absoluto na sua performance em grupo.

Dessa forma, há mais chances de você avançar para as próximas etapas do processo seletivo e evitar cair no banco de talentos.

Não chegue atrasado

Cuidado com o horário. É claro que essa cautela já é conhecida, mas nunca é demais relembrar, fique atento ao horário de início da dinâmica.

Calcule o tempo para chegar ao local e conte com imprevistos, afinal, eles sempre ocorrem quando menos se espera. Se apronte e arrume as suas coisas na noite anterior para não e atrasar.

E para isso o planejamento e a gestão do tempo é fundamental para chegar com antecedência e demonstrar profissionalismo desde o inicio do processo — o que é fundamental para se destacar em dinâmicas em grupo.

Não prestar atenção na atividade

Todos os passos e objetivos das dinâmicas serão apresentados aos participantes. Para se dar bem nessa etapa do processo seletivo, é preciso compreender corretamente as orientações repassadas pelo responsável pela atividade.

Não tenha vergonha e não fique muito calado. Ficou com dúvidas sobre a dinâmica? Pergunte ao responsável, assim você demonstrará que está atento ao processo.

Não se compare

Não imite outros participantes ou mesmo tente demonstrar que está acima de outras pessoas. É importante entender que cada profissional possui seus pontos fortes e de melhoria, é ciente disso que você deve exaltar os seus pontos fortes.

Os seus pontos fortes precisam ser evidenciados se você deseja se dar bem em uma dinâmica na empresa, mas não faça isso de qualquer jeito. Abaixo vamos te mostrar como usar isso a seu favor!

Como mostrar seus pontos fortes durante as dinâmicas em grupo?

Muitas vezes, as pessoas temem serem taxadas como metidas ou arrogantes por evidenciarem seus pontos fortes. Mas os profissionais que conhecem e demonstram seus pontos fortes se destacam em dinâmicas na empresa.

Para chamar atenção às suas aptidões, pontue-as no início da sua resposta e lembre-se de ser objetivo e claro. Seja transparente com os pontos de melhoria, mas elenque estes no final.

A propósito, se você deseja se aprofundar nesse tema, já temos outro conteúdo que mostra como falar sobre os pontos fortes e fracos na entrevista de emprego.

O que os recrutadores buscam observar nas dinâmicas em grupo?

Essas avaliações coletivas analisam aspectos comportamentais dos candidatos, mas é válido destacarmos que cada vaga possui aspectos específicos os quais serão analisados nos testes.

No entanto, é mais comum os recrutadores avaliarem os seguintes aspectos:

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